Festival MA_SSA reúne 15 artistas baianos em shows, galeria virtual e debates

O Festival MA_SSA, que teve sua primeira edição em 2018, retorna agora em formato virtual reunindo 15 artistas baianos em lives, galeria virtual e hacklabs para debater propostas de sustentabilidade e economia criativa. Todas as atividades do projeto acontecerão nesta sexta-feira (dia 23) e sábado (dia 24), no site www.festivalmassa.com.br, sendo que algumas delas também serão transmitidas no YouTube, como as lives, e no Zoom, no caso dos hacklabs.

“É um grande desafio traduzir o projeto para o ambiente virtual, já que ele nasceu essencialmente para acontecer numa comunidade, com as pessoas daquela localidade sendo protagonistas do processo. Ao mesmo tempo, tem sido muito gratificante levar arte para o público que está em casa, porque seria muito difícil passar por esse período de pandemia sem cultura”, afirma o idealizador do projeto, Jorginho Falcão, da Ruffo Marketing, Cultura e Arte, que realiza o festival.

A programação musical no primeiro dia do Festival MA_SSA será aberta pelo show da rapper baiana Duquesa, nome artístico de Jeysa Ribeiro. Ela iniciou sua carreira em 2015 em Feira de Santana (BA), sua cidade natal, e desde então vem apresentando um trabalho autoral, tendo lançado os singles Dois Mundos, Futurista e Diz. Em 2019, Duquesa gravou participação na canção Eu Quero Você, do álbum Samba Reggae e Outras Vibes, da cantora Ju Moraes. Duquesa também emprestou sua voz para a faixa Amor e Calor, do disco do rapper Rincon Sapiência, Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps.

Já no sábado (dia 24), o cantor, compositor e ator Pedro Pondé mostra no Festival MA_SSA um show em que mescla sucessos da sua carreira e canções do novo álbum, Simples Assim. O disco, sétimo de sua carreira, foi lançado em março, tendo sido definido pelo artista como um álbum solo, livre de amarras e rótulos. “Simples Assim traz um sopro de vida ao invocar lembranças de dias melhores e, também, um convite para perceber a riqueza das coisas simples. É um disco romântico, de amor, um abraço no meio da guerra”, explica Pedro Pondé, que estreia como artista plástico durante o festival, com desenhos digitais expostos na galeria virtual.

A primeira edição do Festival MA_SSA ocorreu no Parque Solar Boa Vista, no bairro de Brotas, em Salvador, e promoveu a aproximação da comunidade com o equipamento cultural, dando a oportunidade dos moradores se envolverem com o processo de requalificação do espaço. As atividades incluíram intervenções urbanas, oficinas formativas, culturais e esportivas, voltada para crianças, jovens, adultos e idosos, além de apresentações musicais,

Nesta edição, além da música, as artes visuais aparecem como destaque na programação do festival. O projeto criou uma galeria de artes em realidade aumentada no www.festivalmassa.com.br. No site estarão expostas as obras de 14 artistas baianos, entre eles: Marcilia Barros, Vic Zacconi, Anihaze, Adriano Magalhães (Fino), Malfeitona, André Fofano, Skank & Nara Gentil, Neto Maia, Franco Santos e os também músicos Pedro Pondé – estreando nas artes plásticas – e Pietro Leal, que apresenta seu Diário Sub Urbano, com ilustrações e poemas que retratam cenas e personagens do metrô paulistano. Dois artistas visuais, Elano Passos e Reiv, irão para as ruas fazer intervenções artísticas em dois pontos da cidade de Lauro de Freitas, na região Metropolita de Salvador. O processo de criação poderá ser acompanhado, com registros de fotos e vídeos, na galeria virtual do MA_SSA.

Nos dois dias de programação, haverá ainda hacklabs com a proposta de debater sustentabilidade e economia criativa. Na sexta-feira (dia 23), a produtora Rafaela Moreira irá mediar o debate Por Dentro do Processo Criativo com a participação dos próprios artistas do projeto. Já no sábado (dia 24), a produtora Maria Clara Amorim, o educador e diretor musical Igor Gnomo e a produtora e artista LGTBQIA+ Laís Marques conversam sobre Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade, com mediação da pesquisadora e consultora em impacto social, Leana Mattei. Os hacklabs acontecem de 19h às 20h e já estão com inscrições abertas pelos links Por Dentro do Processo Criativo (23/07) e Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade (24/07).

O Festival MA_SSA tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.