A história de personalidades e artistas negros é tema de podcast da Band Bahia

Valorizar a história, o talento e fazer ecoar as vozes de personalidades e profissionais negros baianos é o objetivo do podcast Nossa Gente, da Band Bahia que já está no ar. Conduzido pelos jornalistas Maria Lorena Alves e Felipe Oliveira, o programa irá contar as histórias das vidas de artistas, personalidades e profissionais negros das mais diversas áreas.

“O podcast Nossa Gente foi criado para divulgar e dar voz ao trabalho de profissionais negros. Eu acredito que essa é também uma forma de combater o racismo, infelizmente ainda tão presente na nossa sociedade. Construir isso com Maria Lorena e Felipe Oliveira, dois repórteres negros, têm sido um presente, além da participação de nosso estagiário Ian Reis, na sonorização”, explica a diretora de Jornalismo da Band Bahia, Zuleica Andrade, idealizadora do podcast.

No mais recente episódio, Maria Lorena Alves conversou com a cantora e compositora Luedji Luna. Nascida em Salvador, a artista ganhou fãs por todo o país com sua voz doce e precisa. No papo, além da carreira, Luedji falou da chegada do seu filho Dayo, da importância da representatividade e das marcas que ela carrega após ter sido vítima de racismo na infância.

“Quando Zuleica Andrade me contou sobre a ideia do podcast eu fiquei muito realizada. A oportunidade de ser uma das condutoras desse espaço me deixa muito feliz. Poder conhecer melhor nossos entrevistados está fortalecendo ainda mais minha negritude. Eu precisava disso!  O ‘Nossa Gente’ é um espaço necessário. Precisamos ouvir o que os nossos irmãos de pele têm a dizer já que tentam nos silenciar nesse mundo racista e cruel em que vivemos. Quero também ser inspiração para quem nos ouve a nunca desistir dos objetivos”, conta a jornalista Maria Lorena Alves.

O jornalista Felipe Oliveira também destaca a importância da contribuição do projeto para a ampliação da representatividade. “Eu cresci vendo poucos negros na TV e pouquíssimos sendo entrevistados. Hoje, esse cenário vem mudando e o podcast Nossa Gente é uma excelente plataforma para mostrar que o negro não deve ser visto como um ser limitado ou restrito a apenas uma área de atuação. Os depoimentos dos nossos entrevistados inspiram e proporcionam reflexões”, complementa.

Entre os próximos convidados do Nossa Gente estão a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, o cantor Márcio Vitor, a linguista e escritora Conceição Evaristo e a arquiteta e escritora ícone do feminismo negro, Joice Berth. Todos os episódios do podcast podem ser conferidos pelo Spotify da Band Bahia e nas plataformas de áudio, como Deezer e Soundcloud.