A #ViradaSP On-line deste sábado, dia 2 de outubro, terá shows especiais da cantora Paula Lima e do grupo Art Popular, além do cantor e compositor Saulo Duarte, que lança o EP Lumina. Esta edição da maratona de música, artes cênicas e cultura urbana acontece em parceria com o município paulista de Botucatu. A #ViradaSP On-line 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, pela plataforma #CulturaEmCasa.
Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, o show Arredores com Osni Ribeiro; a Banda Musical de Botucatu; os espetáculos Deixa Ouvir a Música, com o Grupo de Sapateado Pé de Step e A Linda História de Amor da Jovem Bela Flor e a Horrenda Criatura, da Cia. de Teatro Chafariz; e a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.
Os shows de Paula Lima, às 19h10; Art Popular, às 21h55 e Saulo Duarte, às 15h20, com participação especial de Anäis foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.
Botucatu se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP On-line 2021: Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itapira, Mirante do Paranapanema, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba.
O evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba, Itanhaém, Itapevi, Mairiporã, Ribeirão Preto, Bertioga e Mogi das Cruzes. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.
A plataforma Natura Musical anuncia a prorrogação do prazo de inscrições para patrocínio de projetos artísticos pelo Edital Natura Musical 2021. As inscrições podem ser feitas pelo site edital2021.naturamusical.art.br até às 17h da próxima segunda-feira, dia 4 de outubro. O edital busca por projetos artísticos e iniciativas de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música e que estejam comprometidos com a geração de impacto positivo.
As propostas inscritas no Edital Natura Musical podem ter diversos formatos como álbum, show, turnê, clipes, podcasts, além de programações, mostras, festivais, programas de formação, iniciativas de empreendedorismo cultural, circuitos culturais, pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários, residências artísticas, intercâmbios, projetos de capacitação profissional, conferências, entre outros.
Os projetos serão avaliados por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e empreendedores do mercado musical. Os critérios utilizados para a seleção, baseados em relevância artística, impacto, inclusão e acesso e inovação e engajamento podem ser consultados em detalhe no regulamento do Edital. O anúncio dos projetos selecionados será feito até dezembro deste ano.
O Edital Natura Musical recebe inscrições de projetos em âmbito nacional e terá seleções regionais na Bahia, com a Lei FazCultura; na Amazônia, dentro da categoria nacional; em Minas Gerais, com Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais; no Pará, com a Lei Semear; e no Rio Grande do Sul, com Lei Pró-Cultura. Ao todo, o Edital Natura Musical distribuirá R$ 5,5 milhões de reais, sendo R$ 1,5 milhão para a projetos de todos o Brasil e região Amazônica; R$ 1 milhão para Minas Gerais; R$ 1 milhão para a Bahia; R$ 1 milhão para o Pará; R$ 1 milhão para o Rio Grande do Sul.
Como foco na descentralização dos recursos, o Edital Natura Musical reafirma seu compromisso com a Amazônia com um investimento dedicado ao fomento de projetos da região. Além de R$ 1 milhão disponibilizado para o Pará, via Lei Semear, ao menos 20% da verba do Edital Nacional terá como prioridade as iniciativas da região Amazônia, com a qual a marca Natura tem um compromisso histórico.
Foi iniciada na noite desta segunda-feira (dia 27) a venda de ingressos para a turnê Infinito, de Thiaguinho, em Salvador. Após estrear a nova turnê em São Paulo, o cantor vai apresentar dois shows no Centro de Convenções de Salvador, nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo). O ingresso, com valor do primeiro lote, custa de R$ 150 e está à venda pelo site do Sympla.
Neste novo projeto, Thiaguinho e sua banda trazem 38 composições, que passeiam entre canções inéditas e regravações de grandes sucessos da carreira do artista. “Espero que os fãs, que sempre me acompanham de perto, sintam o carinho que toda a minha banda e equipe depositou nesse projeto. Infinito é um álbum muito especial para mim. Espero que todos se divirtam, se emocionem e que o nosso carinho e nossa troca seja infinita”, comenta Thiaguinho.
Com realização da Oquei Entretenimento e Grupo Onda, as apresentações vão seguir os protocolos de segurança, controle e combate ao novo coronavírus, exigidos pelos órgãos sanitários competentes. Após os dois shows na capital baiana, Thiaguinho apresenta a turnê Infinito em Balém (PA), Recife e Caruaru (PE).
Músico e empresário
Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Mas as referências musicais da família também influenciaram o garoto de Presidente Prudente, que ouvia Elis Regina e Tim Maia.
Ainda menino cantava e tocava violão nos corais da igreja que frequentava com sua mãe. Conheceu o pagode através de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro.
Seu primeiro trabalho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show Fama, da TV Globo, que o cantor foi revelado em 2002.
Em 2012, o cantor, compositor e instrumentista, partiu para carreira solo, após nove anos à frente do grupo Exaltasamba. Em abril de 2021, o músico e empresário investiu R$ 52 milhões em sua própria gravadora, já responsável pelo lançamento do projeto Infinito.
Foi inaugurado na noite desta quinta-feira (dia 23), a Cidade da Música da Bahia, novo museu instalado pela Prefeitura de Salvador no histórico Casarão dos Azulejos Azuis, no bairro do Comércio. Situado próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, dois conhecidos cartões portais soteropolitanos, o imóvel foi completamente recuperado e apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos. Além disso, também será um centro cultural de produção de novas linguagens musicais, com aparelhamento técnico e estúdios para promover novos movimentos.
O funcionamento da Cidade da Música da Bahia será de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O valor do ingresso é R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). O benefício da meia entrada é extensivo a cidadãos residentes em Salvador, mediante comprovação de endereço. A visitação deverá ser feita através de agendamento prévio, a ser feito no site www.cidadedamusicadabahia.com.br.
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Cidade da Música da Bahia possui 1.914,76 m² de área construída e possui quatro pavimentos, cuja imersão dos visitantes é proporcionada através da mais moderna tecnologia utilizada atualmente. O piso térreo conta com hall de entrada, recepção e bilheteria, salão de estar, café, loja, biblioteca, midiateca, centro de pesquisa, área de infraestrutura do centro cultural, secretaria, depósito, copa e área de funcionários. A partir daí, a viagem ao universo sonoro da capital baiana é monitorada através do próprio smartphone do visitante, a partir do sistema da Cidade da Música a ser acessado através de QR Code e mediante preenchimento do cadastro.
Os pavimentos superiores abrigam acervos permanentes e estão sob as curadorias do antropólogo Antonio Risério e do arquiteto e artista Gringo Cardia, que também atuaram em outro equipamento municipal: a Casa do Carnaval da Bahia, na Praça da Sé. No primeiro andar da Cidade da Música, os visitantes se deparam com a exposição A Cidade de Salvador e Sua Música, que retrata bairros da cidade e suas músicas, histórias, depoimentos e novas tendências. O local dispõe de recursos audiovisuais através de uma grande maquete interativa, três grandes telas de projeção, estações de consulta e estúdio para gravação de depoimentos.
O segundo andar, por sua vez, possui na ambientação o tema da Tropicália com ilustrações gigantes de fragmentos da pintura modernista de Genaro de Carvalho. O local abriga a exposição História da Música na Bahia com nove cabines de vídeos, além de três salas. Uma delas é intitulada A Magia da Orquestra e exibe conteúdo voltado para a música clássica, mostrando como funciona uma orquestra passo a passo, quais os instrumentos a compõe e vídeo gravado com a Orquestra Sinfônica da Bahia.
A sala A Nova Música da Cidade traz experiência imersiva com grande tela de 80 polegadas, onde passam vídeos com grupos novos, cantores em ascensão e grupos periféricos de música. O sistema de iluminação desse local acompanha as luzes do show ou clipe, dando a sensação ao visitante que ele está dentro da tela. Já a sala Quem Faz a Música da Bahia é equipada com uma grande tela na qual são exibidos 260 depoimentos das pessoas mais importantes e representativas da música baiana.
O último pavimento da Cidade da Música da Bahia oferece entretenimentos educativos. Há três estúdios de gravação de clipes karaokê onde o visitante escolhe um fundo gráfico e, ao final, tem seu clipe pronto para postar em redes sociais. Uma estação de vídeo mostra todos os clipes que foram gravados. O conteúdo é acumulativo e dá para pesquisar quem gravou. O cardápio de variedades segue com a sala do Rap e Trap, poesia consciente que mostra vídeos de vários rappers, trappers e poetas de todo o Brasil, em especial os artistas jovens da Bahia. Esse espaço tem um pequeno tablado no qual o visitante pode recitar seu rap ou poesia.
O terceiro andar ainda tem sala especial de demonstração de um set de percussão onde as pessoas sentam em volta da mesa central. Um monitor do espaço cultural faz uma aula show com a participação final de todos os visitantes. Essa mesma sala está desenhada para ser um estúdio de gravação que acolherá o projeto “Novos Talentos”, no qual a Cidade da Música escolhe quatro jovens artistas por mês e produz a música e um clipe dos selecionados.
Foto: Reprodução / Site Cidade da Música da Bahia
Foto: Reprodução / Site Cidade da Música da Bahia
Foto: Reprodução / Site Cidade da Música da Bahia
De hotel e supermercado a museu
O histórico Casarão dos Azulejos Azuis foi tombado em 30 de julho de 1969 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas a história do imóvel é bem mais antiga. A fachada principal exibe dezenas de janelas de arcos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos. O Guia dos Bens Tombados Brasil, do Iphan, cita que não há informações precisas sobre as origens do sobrado. Acredita-se que ele tenha sido construído entre 1851 e 1855. De lá para cá, o imóvel passou por diversas transformações, abrigando o Hotel Muller, ainda no século XIX, e até o supermercado Paes Mendonça na segunda metade do século XX.
As intervenções no Casarão dos Azulejos Azuis tiveram investimento total de R$19,2 milhões, sendo R$11 milhões provenientes de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), através do Programa de Requalificação Urbanística de Salvador (Proquali), com intermediação da Casa Civil, e obras executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Para efetivar as obras de recuperação no lugar que agora passa a abrigar a Cidade da Música da Bahia, a Prefeitura de Salvador promoveu estabilização do imóvel, em 2017, com a retirada dos escombros oriundos do desabamento da cobertura e consequentemente das estruturas em madeira abaixo dela. Os azulejos portugueses nas cores azul e branco que compõem a fachada do casarão passaram por um trabalho minucioso de restauração, realizado em mais de 21 mil peças de revestimento, espalhadas entre as ruas Portugal e Bélgica.
Os azulejos (que medem 13,5 x 13,5 cada), foram produzidos entre 1850 e 1860). Apesar de todos os cuidados na hora da remoção das pedras originais, nem todos os quadradinhos puderam ser reaproveitados devido à argamassa usada em diferentes períodos do passado. As peças com falta de pedaços foram restauradas, mas houve também produção de outras para substituir as que não puderam ser aproveitadas, de acordo com diretrizes do Iphan.
O Casarão dos Azulejos Azuis que passa a abrigar a Cidade da Música da Bahia está localiozado próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo. Foto: Reprodução
Os mais de 21 mil azulejos que recobrem a fachada do histórico casarão e medem 13,5 x 13,5 cada e foram produzidos entre 1850 e 1860, passaram por um minucioso processo de restauro. Foto: Betto Jr. / Secom
Quanto: Ingressos a R$20 (Inteira) e R$10 (meia-estrada para estudantes, idosos acima de 60 anos e residentes em Salvador com apresentação de comprovante de residência individual)
Será encerrado no próximo dia 28 de setembro o prazo para inscrições de novos projetos para patrocínio do edital Natura Musical 2021. A plataforma busca por projetos artísticos e iniciativas de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música e que estejam comprometidos com a geração de impacto positivo. As inscrições podem ser feitas pelo site até às 17h da próxima terça-feira (dia 28/09). “O edital Natura Musical 2021 tem foco artístico e busca por projetos musicais que representam a nossa riqueza cultural e a pluralidade do que está sendo produzido no Brasil”, explica Fernanda Paiva, responsável global pela área cultural da marca.
As propostas inscritas no edital Natura Musical podem ter diversos formatos como álbum, show, turnê, clipes, podcasts, além de programações, mostras, festivais, programas de formação, iniciativas de empreendedorismo cultural, circuitos culturais, pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários, residências artísticas, intercâmbios, projetos de capacitação profissional, conferências, entre outros. Os projetos serão avaliados por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e empreendedores do mercado musical. Os critérios utilizados para a seleção, baseados em relevância artística, impacto, inclusão e acesso e inovação e engajamento podem ser consultados em detalhe no regulamento do Edital (clique aqui). O anúncio dos projetos selecionados será feito até dezembro deste ano.
O edital Natura Musical recebe inscrições de projetos em âmbito nacional e terá seleções regionais na Amazônia, dentro da categoria nacional; na Bahia, com a Lei FazCultura; em Minas Gerais, com Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais; no Pará, com a Lei Semear; e no Rio Grande do Sul, com Lei Pró-Cultura. Ao todo, o Edital Natura Musical distribuirá R$ 5,5 milhões de reais, sendo R$ 1,5 milhão para a projetos de todos o Brasil e região Amazônica; R$ 1 milhão para Minas Gerais; R$ 1 milhão para a Bahia; R$ 1 milhão para o Pará ; R$ 1 milhão para o Rio Grande do Sul.
Como foco na descentralização dos recursos, o Edital Natura Musical reafirma seu compromisso com a Amazônia com um investimento dedicado ao fomento de projetos da região. Além de R$ 1 milhão disponibilizado para o Pará, via Lei Semear, ao menos 20% da verba do Edital Nacional terá como prioridade as iniciativas da região Amazônia, com a qual a marca Natura tem um compromisso histórico.
A venda do Rock in Rio Card, ingressos que darão acesso ao Rock in Rio 2022, esgotou em tempo recorde e muitos fãs ficaram irritados com o sistema de vendas on-line. Bastou apenas 1h28 para que os 200 mil ingressos do evento, que será realizado em setembro de 2022, fossem vendidos na noite desta terça-feira (dia 21). Os relatos de quem afirmou ter passado muito tempo na fila de espera virtual e não conseguiram adquirir o Rock in Rio Card ganharam as redes sociais. Mas, em sua página oficial, o Rock in Rio afirmou que os fãs do festival de música e entretenimento terão em breve uma nova chance de tentar adquirir o ingresso.
Para os 200 mil sortudos, a organização do Rock in Rio anunciou mais três grandes atrações em seu line-up: CeeLo Green, que encerra a noite do dia 10 de setembro, com um tributo a um dos maiores nomes da Soul Music mundial, James Brown. No dia 11 o protagonismo fica com a cantora carioca Ludmilla, que será o primeiro nome nacional a ocupar a posição de headliner em 10 anos do Palco Sunset no Brasil. Antes dela e como co-headliner da noite, a americana Macy Gray sobe ao palco. Marcado para os dias nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, o festival acontece na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
O americano CeeLo Green, dono do sucesso Forget You, lançou recentemente seu single Baby Don’t You Go-Go em uma parceria com a banda Rare Essence e retorna ao festival após uma apresentação emblemática ao lado de Iza no Palco Sunset, em 2017. Desta vez com um show exclusivo do Rock in Rio, em um tributo ao ícone da música internacional e pai do soul James Brown. Grande fã de James Brown, CeeLo tem o cantor como uma forte influência em sua carreira musical, como já reforçou em diversas oportunidades. Pela primeira vez, vai realizar um show totalmente dedicado a esse grande artista americano em mais uma produção única do Rock in Rio. Hits atemporais como I Got You (Feel Good), Get Up, It’s A Man’s, Man’s, Man’s World, The Payback, Get Up Offa That Thing e The Boss, eternizados na voz do ícone da soul e funk music, serão relembrados no Palco Sunset.
No dia seguinte a apresentação de CeeLo, Ludmilla, um dos principais nomes da música brasileira da atualidade, será o destaque da noite. Será o primeiro nome brasileiro a encerrar uma noite do evento e carregará ainda toda a simbologia de uma mulher negra, de periferia, que começou no funk ao ocupar esta posição. Ela vai agitar o público com os seus sucessos Rainha da Favela, Deixa de Onda, Invocada, Verdinha e Hoje. Já Macy Gray, considerada um dos principais nomes da música soul e ganhadora do Grammy Awards de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, se apresenta pela primeira vez no Rock in Rio como co-headliner de Ludmilla, também no dia 11 de setembro.
“Já realizamos tantos shows históricos no Palco Sunset, com diversas homenagens a gênios da música brasileira e mundial, que não poderíamos deixar de fazer esse tributo especial a um dos cantores mais influentes do século XX, que é o James Brown. Essa foi uma ideia que surgiu em um encontro que tive com o CeeLo, em Miami. Fiz uma provocação a ele, que me retornou com esta vontade de homenagear seu ídolo. Tem algo mais emblemático? Assim criamos um conteúdo único e uma produção totalmente exclusiva do Rock in Rio. O público pode esperar por um verdadeiro espetáculo, com um show interativo, repleto de grandes hits e com uma superbanda acompanhando o CeeLo”, afirma Zé Ricardo, diretor Artístico do Palco Sunset.
O cantor e compositor Alexandre Peixe confirmou que Praia do Forte, no litoral norte baiano, vai sediar uma nova edição do projeto Axezin, que foi lançado em 2018. O evento, que terá a participação de convidados especiais, será no próximo dia 2 de outubro (sábado), a partir das 17h, no espaço Praia do Forte Garden, no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Os ingressos, que são limitados e custam a R$ 180, estão à venda pelo site Sympla. O anúncio da realização do Axezin Praia do Forte acontece no momento em que as festas estão sendo retomadas aos poucos e com responsabilidade. Os organizadores prometem que o evento vai seguir todos os protocolos necessários para manter a segurança do público.
Além do evento, Alexandre Peixe aproveita também o momento para divulgar sua nova música, recém lançada. Seu Mal é Não Querer Ser Meu Bem, é composta pelo próprio Peixe, em parceria com Guga Meyra e chega com um Feat especial com o cantor Jau. Essa é uma das canções que estarão no setlist do Axezin. O evento, que já promoveu shows de mais de três horas de duração, terá ainda sucessos da carreira do artista e da música baiana, além do pôr-do-sol e o clima de Praia do Forte.
Alexandre Peixe surgiu inicialmente como compositor de músicas interpretadas por grandes artistas, que acabavam virando sucesso. Bandas consagradas gravaram as canções do artista. Só o Chiclete com Banana foram quase 30 composições de Peixe, em grande maioria em parceria com Beto Garrido, como Voa Voa (eleita a melhor canção do Carnaval de 2003), 100% Você, Não Vou Chorar, A Fila Andou, Quero Chiclete, dentre outras. A cantora Ivete Sangalo gravou Tá Tudo Bem, que foi a primeira música de trabalho em sua carreira solo e Claudia Leitte, estourou a canção Me Chama de Amor. Alexandre Peixe também teve suas composições gravadas outras bandas e artistas baianos, como: Daniela Mercury, Asa de Águia, Timbalada, Araketu, Ricardo Chaves, Cheiro de Amor, Pablo, Tayrone, dentre outros.
Fotos: Francisco Dummont
Serviço:
O quê: Axezin Praia do Forte – Show de Alexandre Peixe e convidados
Onde: Praia do Forte Garden (Boulevard dos Condomínios Enseada do Castelo e Praia Bella)
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