A primeira cantora de trio elétrico da Bahia, Baby do Brasil, deu o pontapé inicial na maratona de shows no Carnaval de Salvador 2024. A artista subiu ao palco do Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, na noite dessa quinta-feira (8), para embalar baianos e turistas com grandes sucessos. Baby abriu o show com o hit “The Best”, imortalizado na voz da cantora norte-americana Tina Turner. Na sequência, “Telúrica” abriu o repertório dos clássicos de Baby, que ainda teve “Menino do Rio” e “Mania de Você”, em homenagem a roqueira Rita Lee.
Nesta sexta-feira (9), a cantora sobe no trio para arrastar o folião pipoca no circuito Dodô (Barra/Ondina). Já no domingo (11), às 18h, Baby do Brasil volta a praça Castro Alves, palco de inúmeros encontros de trios, que protagonizou, criados por Dodô e Osmar. “Será um show eletrizante com muito swing e qualidade musical, acompanhada da minha superbanda, com o incrível Jorginho Gomes, dos Novos Baianos, na bateria; Raphael Garrido e Nenel Lucena, nas guitarras; Jota Anderson, no baixo; Pedro Fonseca, nos teclados; Rodrigo Pantera, Luã Costa e Rogério Lagartixa, nas percussões; Fernando Isaia, no trompete; Remo Bianco, no saxofone; e Hélio Góes, no trombone”, destaca Baby.
O espetáculo musical O Caminho dos Mascates será apresentado gratuitamente no Largo da Mariquita, no bairro boêmio do Rio Vermelho, em Salvador. A apresentação, que faz parte da circulação comemorativa de 13 anos do Coletivo DUO acontece desta quinta-feira até domingo (dias 9, 10, 11 e 12), a partir das 17h. A sessão do dia 10 de fevereiro terá acessibilidade em Libras. A montagem convida o público a dançar, se divertir e refletir a respeito da derrubada de uma muralha, repleta de ilusões – geográficas e racionalistas, que divide “ficcionalmente” o Brasil do Unidos Estados do Nordeste (UENE).
Com direção cênica de Elisa Mendes, o espetáculo é permeado de referências coletivas do ser nordeste, de um povo imaginário que em trânsito construiu um Brasil. O espetáculo tem dramaturgia de Denisson Palumbo e interpretação de Israel Barretto (Antônio Corrente), Marcos Lopes (Antônio das Velhas) e Saulus Castro, ator que também assina a direção musical.
Uma muralha separa Brasil e Unidos Estados do Nordeste (UENE), em O Caminho dos Mascates. Um plebiscito questiona a população se a muralha deve ou não ser derrubada, muralha que limita movimentos, trânsitos de memórias. No fluxo de ser e estar nesses territórios estão os mascates – vendedores viajantes constituídos de caminhos -, que carregam em suas malas ausências, histórias e desejos.
Neste bailar, o espetáculo tem uma musicalidade que traz a pluralidade dos Nordestes. Baiões, Bois, Aboios, Sambas de roda, Maracatus, Cavalos Marinho, Frevos, Emboladas, Carimbós, Xotes, Xaxados, Serestas e tantas outras sonoridades do Brasil-Profundo. Diversidade de ritmos do Brasil-Profundo que fazem parte da poética musical e dramatúrgica do grupo.
Circulação
Fundado em 2010 por Saulus Castro e Jonatan Amorim, o Coletivo DUO é atualmente composto pelos multiartistas Saulus Castro, Marcos Lopes, Israel Barretto e Denisson Palumbo. O grupo vai levar o projeto Duo 13 anos a 13 municípios baianos – Salvador, Itabuna, Camacan, Canavieiras, Ilhéus, Rio de Contas, Andaraí, Morro de Chapéu, Lençóis, Ribeira do Pombal, Tucano, Cícero Dantas e Euclides da Cunha. Serão apresentados cinco espetáculos do repertório do Coletivo DUO: O Barão das Árvores, Em busca da Ilha Desconhecida, Jonas: dentro do grande peixe, Memórias do Fogo e a mais recente montagem O Caminho dos Mascates. O projeto DUO 13 anos foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro em 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
O quê: Coletivo DUO 13 anos – temporada espetáculo O Caminho dos Mascates
Quando: de quinta a domingo (dias 9, 10, 11 e 12/02), às 17h
Onde: Largo da Mariquita, Rio Vermelho, Salvador-BA
Os atores Israel Barretto, Marcos Lopes e Saulus Castro dão vida aos mascates Antônio Corrente, Antônio das Velhas e Antônio Massangano, respectivamente – Fotos: James BarrettoO espetáculo tem direção musical de Saulus Castro, ator que dá vida ao mascate “Antônio Massangano” – Fotos: James BarrettoA apresentação no boêmio bairro do Rio Vermelho, em Salvador, comemora os 13 anos do Coletivo DUO – Fotos: James Barretto
A banda Afrocidade promove seu Afrobaile pela primeira vez no bairro do Santo Antônio, em Salvador. A festa, idealizada e produzida pelo grupo há oito anos em Camaçari, acontece nesta sexta-feira (dia 3), a partir das 20h, no Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico da capital baiana. A banda traz para o palco o que há de mais novo nas expressões musicais afrodiaspóricas, embalado pela força e musicalidade dos ritmos baianos.
Formado em 2011, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a Afrocidade é composta pelo vocalista MCDO (Macedo), pelo baterista e diretor musical Eric Mazzone, pelos percussionistas Rafael Lima e Fernanda Maia, pelo baixista Marley Lima, pelo tecladista Sulivan Nunes e pelo guitarrista Fal Silva.
O Afrocidade faz um som com influências múltiplas, que vão do pagode ao afrobeat, passando pelo arrocha, reggae, dub e ragga, tendo sempre os ritmos percussivos como a base de sua identidade. Com forte discurso politizado, as letras trazem questões cotidianas da vida nas grandes cidades e levantam reflexões sobre desigualdade e consciência racial, apontando para a importância dos valores étnicos baianos e brasileiros.
Criado como uma plataforma de formação de público e divulgação do trabalho do Afrocidade em Camaçari, o Afrobaile transformou-se em uma potente rede musical afro diaspórica, realizando edições também em Salvador e recebendo artistas como Xênia França, Luedji Luna, KL Jay, Lurdez da Luz e Rapadura. Na ocasião, a banda começa a apresentar as músicas que estão presentes no disco Vivão, lançado em fevereiro de 2022.
Serviços:
O quê: Afrobaile com Afrocidade e convidados
Quando: sexta-feira, dia 3 de fevereiro, às 20h30
Onde: Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo (Largo de Santo Antônio, Salvador-BA)
Quanto: os ingressos custam a partir de R$ 60 e estão à venda no Sympla
A banda Afrocidade promove seu Afrobaile pela primeira vez no bairro do Santo Antônio, em Salvador.
O Projeto Paradiso, por meio da iniciativa Brasil no Mundo, anunciou mais de R$ 650 mil em incentivos à produções audiovisuais brasileiras em 2023. Estão previstos 24 apoios para longas-metragens e séries de ficção nacionais em grandes festivais e mercados pelo mundo. Os incentivos variam entre R$ 7 mil e R$ 50 mil que, totalizados, somam mais de R$ 650 mil em investimentos para prestigiar produtores e diretores de conteúdos brasileiros. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever no site do Projeto Paradiso.
“O Brasil lutou para conseguir uma janela de projeção internacional e, com o programa Brasil no Mundo, buscamos manter esse espaço aberto para o audiovisual nacional. Neste ano, queremos ampliar nossos incentivos, apoiando projetos selecionados para festivais de gênero, LGBT e fora do mercado europeu. Saber que os incentivos oferecidos por nós ajudam diversas produções nacionais a consolidarem seus espaços no cenário internacional, nos mostra que estimular e apoiar a participação de profissionais, projetos, longas-metragens e séries de ficção em grandes festivais e mercados internacionais é o caminho certo”, explica Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
A iniciativa irá apoiar longas e séries de ficção selecionados em grandes festivais e mercados, como Festival de Cannes, Berlinale, Festival de Roterdã, Sundance, Veneza, Locarno e San Sebastian. Voltaram à lista de eventos apoiados os festivais de Guadalajara, Annecy, Biarritz, Toronto e Ventana Sur, na Argentina. Como novidades, em 2023, o Projeto Paradiso buscou expandir sua atuação no mercado americano, europeu e asiático, com os eventos: When East Meets West, Cinelatino, Festival de Jeonju, Tribeca Film Festival e Iber Séries e Platino Indústria. Ainda incluiu, pela primeira vez, apoio a dois festivais temáticos: o Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco e o Festival de Cinema de Sitges, na Catalunha, voltado para projetos de gênero.
Em 2022, o Projeto Paradiso apoiou 25 filmes e projetos em mais de 17 festivais e mercados, além de oferecer quatro Prêmios WIP Paradiso de US$ 10 mil, voltados para finalização e internacionalização da obra. Entre as produções beneficiadas, estão Marte Um, de Gabriel Martins (Sundance, Cinélatino, corrida para seleção no Oscar de filme estrangeiro); Carvão, de Carolina Markowicz (Cinélatino, Toronto); Fogaréu, de Flávia Neves (Festival de Berlim e de Guadalajara) e Regra 34, de Júlia Murat (Locarno).
Além dos incentivos para a presença em festivais e mercados, o Projeto Paradiso, ao longo de seus três anos de atuação, já beneficiou mais de 100 profissionais brasileiros do audiovisual por meio de projetos de formação profissional, geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, cursos, seminários e estudos. Atualmente a rede reúne 147 participantes de todas as regiões do Brasil, sendo 63% do Sudeste e 25% do Nordeste. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte representam, respectivamente, 5%, 5% e 2% dos talentos.
A exposição imersiva Michelangelo: O Mestre da Capela Sistinafoi aberta no MIS Experience, em São Paula, nesta quarta-feira (dia 25), como parte dos 469 anos da capital paulista. A mostra é a maior já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo (1475 – 1564), que estão entre as mais famosas obras da história da arte.
A mostra Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina pode ser visitada até dia 30 de abril e tem curadoria do professor e historiador da arte Luiz Cesar Marques Filho. Os conteúdos da exposição trazem informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para uma maquete que reproduz afrescos e detalhes interiores.
A reprodução gigante do teto da Capela Sistina, com estrutura criada exclusivamente para esta exposição, vai proporcionar ao público uma experiência inédita de imersão no ambiente. Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a mostra traz espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Também haverá um espaço dedicado ao Conclave, reunião dos cardeais para escolher um novo Papa, assim como a réplica da chave da Capela Sistina, trazida diretamente do Vaticano.
Os visitantes também poderão conferir desenhos, estudos e projetos do renascentista Michelangelo. A reprodução em larga escala do ateliê do artista é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos. As réplicas das esculturas selecionadas contemplam diferentes fases da trajetória de Michelangelo, entre elas, uma das primeiras peças produzidas pelo artista, Madonna da escada (1491).
Os ingressos para a exposição, com classificação livre para todas as idades, já estão disponíveis exclusivamente no site da exposição. A venda nas bilheterias do MIS Experience será iniciada nesta quarta-feira. A exposição pode ser visitada às terças, quartas, quintas, sextas e domingos das 10h às 18h; e aos sábados e feriados, das 10h às 19h.
Os ingressos são gratuitos às terças; entre quartas e sextas, têm o custo de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada); e aos sábados, domingos e feriados, de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Crianças até 7 anos têm entrada gratuita.
Serviço:
O quê: exposição imersiva Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina
Quando: terças, quartas, quintas, sextas e domingos, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 19h, até 30 de abril
Quanto: ingressos gratuito às terças-feiras; quartas a sextas os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada); sábados, domingos e feriados: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Crianças até 7 anos têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser comprados pelo site e também nas bilheterias do MIS Experience
Onde: MIS Experience (Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca, São Paulo – SP)
Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a mostra traz espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina – Foro: DivulgaçãoExposição Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina é aberta no MIS Experience, em São Paulo – Foto: Divulgação Os visitantes também poderão conferir desenhos, estudos e projetos do renascentista Michelangelo – Foto: Divulgação
A Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult) anunciou a suspensão da programação do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, após incêndio no telhado do maior complexo cultural baiano ocorrido nesta quarta-feira (dia 25). O cancelamento dos eventos agendados para a Sala Principal do teatro e a Sala do Coro até o mês de fevereiro é em decorrência dos danos causados pelo incêndio.
A primeira reunião do Grupo de Trabalho, que tem como principal demanda a reparação dos danos sofridos ao equipamento cultural, após o sinistro, e a retomada das atividades na Sala Principal do TCA, ocorreu na manhã desta quinta-feira (26). Presentes à reunião, os gestores das secretarias da Cultura, Bruno Monteiro; de Turismo, Maurício Bacelar; e da Casa Civil, Carlos Melo; o coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Aloísio Fernandes; e o diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho.
O encontro resultou no mapeamento da situação e estabelecimento um cronograma de trabalho. As fases do trabalho preliminar às intervenções incluem perícia no local, que já foi iniciada pela Polícia Técnica e avaliação da estrutura civil do espaço, que será executada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Em uma ação conjunta, órgãos do Governo do Estado atuam com prioridade na intervenção. O trabalho para o restabelecimento do funcionamento da Sala Principal do TCA será realizado por fases e envolve a atuação de diversos órgãos. “Com a responsabilidade que a gente precisa ter, por se tratar de um patrimônio tombado, cujas consequências do sinistro ainda serão avaliadas e periciadas, nós anunciamos a suspensão da pauta da Sala Principal do TCA, em fevereiro”, explica o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
A primeira fase do trabalho de recuperação depende da perícia realizada pela Polícia Técnica, que teve início na manhã desta quinta-feira (dia 26). Em seguida, as equipes de limpeza e manutenção do teatro entram em ação, para que então, a Codesal possa assumir a avaliação de possíveis danos causados à macroestrutura do TCA. Só depois, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), será acionada para dimensionar e apresentar um orçamento da obra de recuperação.
Incêndio
O incêndio que atingiu o TCA, na quarta-feira (dia 25), ficou confinado entre duas proteções do terraço, mas não chegou a invadir as áreas internas do teatro. O primeiro acesso do Corpo de Bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro. Quando as chamas foram controladas, a parte superior do telhado foi aberta, permitindo a ventilação natural, que reduziu o calor e permitiu a identificação dos focos do incêndio, controlando-o. Quando a fumaça do incêndio começou a ser percebida, todos os espaços do Teatro Castro Alves foram evacuados e ninguém ficou ferido.
Ficam adiados o show da cantora Adriana Calcanhotto, que ocorreria em 26 de janeiro na Sala Principal; as sessões da peça Koanza: do Senegal ao Curuzu, dos dias 27, 28 e 29 de janeiro na Sala do Coro; e o projeto Domingo no TCA, que ocorreria em 29 de janeiro na Sala Principal do Teatro Castro Alves.
Após reunião, o grupo de trabalho decidiu pela suspensão da programação do Teatro Castro Alves até fevereiro – Foto: Antonio Queirós/GOVBAO grupo de trabalho atua com a demanda principal de reparar os danos causados e a retomada das atividades no teatro o mais breve possível – Foto: Antonio Queirós/GOVBAO fogo afetou o telhado, mas não chegou a invadir as áreas internas do Teatro Castro Alves e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e pelos brigadistas do teatro – Foto: Joá Souza/GOVBA
O filme Holy Spider, baseado na história real do serial killer de mulheres mais famoso no Irã chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (dia 19). A produção dinamarquesa é dirigida pelo iraniano Ali Abbasi, mesmo diretor do drama Border (2018), e estrelada por Zar Amir-Ebrahimi, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2022. A película também foi indicada com melhor filme europeu, melhor diretor, atriz e roteiro no European Film Awards 2022, além de ter sido pré-selecionado para representar o país na disputa pelo Oscar de filme internacional.
Holy Spider é baseado na onda de assassinatos de mulheres que aterrorizou o Irã entre agosto de 2000 e julho de 2001. O filme é um thriller sombrio que conta a história do serial killer Saeed Hanaei. Conhecido como Spider Killer (assassinatos da aranha) pela mídia iraniana, o homem matou 16 prostitutas ou usuárias de drogas em nome da missão divina de “limpar a cidade de Mashhad do pecado”. Hanaei atraía mulheres desconhecidas para sua casa, as estrangulava e depois se livrava de seus corpos.
O filme é ao mesmo tempo aterrorizante e uma exposição perturbadora de hipocrisia e misoginia, mostrando que podem existir interpretações muito diferentes sobre o real significado de justiça. “Esta é uma história com muitas camadas, que cristalizam tudo o que há de errado com a sociedade iraniana. Os assassinatos em si não têm nada de especial, há certa banalidade neles. Mas o que está no entorno do assassino e o respeito que ele inspirou, isso sim é fascinante”, explica o diretor Ali Abbasi.
A produção traz ainda no elenco os atores iranianos Mehdi Bajestani e Forouzan Jamshidnejad. O filme entra em cartaz no circuito nacional de cinema nas cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Recife. Spider Killer também vai entrar no catálogo de filmes da plataforma digital MUBI a partir de 10 de março e estará disponível para compra e locação via streaming.
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