Pesquisar por:
ONG TETO engaja mais de 200 voluntários em ação comunitária

Moradores das comunidades Vila Vitório, em Fazenda Grande (Salvador) e Acampamento Che Guevara (Dias d’Ávila), estarão envolvidos na construção de 17 casas de emergência para a criação de novos lares, juntamente com aproximadamente 220 voluntários da ONG Teto, nos próximos dias 13 e 14 de maio. Das 17 casas que serão construídas, 13 foram viabilizadas a partir de grupos de familiares e amigos, que se organizaram para captar os recursos necessários para as moradias. A captação foi feita através da plataforma de financiamento coletivo juntos.com.vc. A campanha de arrecadação ocorreu durante os meses de março e abril.

A construção também contará com a participação de grupos de voluntários colaboradores do Grupo Civil. O grupo financiou a construção de duas moradias e durante o final de semana, 10 colaboradores da empresa participarão da ação. Além  do financiamento das moradias, a empresa doará as britas que serão utilizadas na fundação de todas as casas que serão construídas na Bahia em 2016.

A construção gera os primeiros laços de confiança e compromisso entre o TETO e as comunidades, por ser uma solução concreta e realizável em curto prazo. A formação dos voluntários e moradores envolvidos na construção é uma parte importante da fase de construção, sendo uma instância onde se realiza um trabalho conjunto e horizontal e se reflete sobre os problemas da pobreza e da realidade da vida nas comunidades precárias.

Museu Itinerante Se Prepara Brasil chega a Feira de Santana
Museu Itinerante Se Prepara Brasil chega a Feira de Santana

Nesta sexta-feira, dia 13/05, a cidade de Feira de Santana receberá o Museu Itinerante Se Prepara Brasil – O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. Um museu sobre rodas que está fazendo uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil, levando o espírito olímpico às cinco regiões do país com o objetivo de preparar a população para o maior evento esportivo mundial. A ação é promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016. Até o dia 14/05, o museu ficará aberto à visitação gratuita, das 9h às 18h, na Praça João Barbosa Carvalho, no centro de Feira de Santana. A exposição apresenta mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

A ação conta com duas carretas que juntas percorrerão cerca de 30 mil quilômetros em dois roteiros distintos. Elas partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), em 30 de abril e passarão por 45 cidades de todo o país. Na Bahia, a carreta com o Museu Itinerante Se Prepara Brasil já passou por Porto Seguro (dia 3 e 4/05) e Itabuna (dias 6 e 7/05), Salvador (dias 9,10 e 11/05) e permanece em Feira de Santana (dias 13 e 14/05) para depois seguir viagem para Aracaju (SE). Os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros. “Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.

Museu Itinerante Se Prepara Brasil chega a Feira de Santana
Foto: Vaner Casaes / Ag: BAPRESS

Dividido em cinco seções – História, Esportes, História Brasileira, Curiosidades e Rio 2016 – o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

De acordo com Maria Eugênia Saturni, diretora da Base7 – empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas”, destaca Maria Eugênia.

Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Serviço:

O quê: Museu Itinerante Se Prepara Brasil chega a Feira de Santana (BA)

Quando: dias 13 e 14 de maio (sexta e sábado), das 9 às 18h

Onde: Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), Feira de Santana-BA

Quanto: ingresso gratuito

Novo hospital dia amplia em 50% capacidade de atendimento da Holiste

Comemorando dois anos de atividade, o hospital dia da Holiste ganhou uma nova sede na Rua das Rosas, 658, no bairro da Pituba, em Salvador Read Full Report. O espaço será apresentado ao público no dia 11 de maio e é especializado em serviço de reabilitação e suporte psicossocial para pacientes com transtornos mentais. A nova sede ampliou em quase 50% a capacidade de atendimento oferecida pela unidade, atendendo a crescente demanda. No próximo semestre, a Holiste também irá inaugurar a sua nova clínica no bairro de Pituaçu.

O Holiste Dia conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas, enfermeiros e médicos. São mais de 15 profissionais em atividade, desenvolvendo atividades de reabilitação em saúde mental. A nova estrutura potencializou a realização das diversas atividades terapêuticas, como musicoterapia, informática, relaxamento, meditação, arteterapia, salão de beleza e expressão corporal. O atendimento acontece das 8 às 16 horas, de segunda a quinta-feira.

Dentre as novidades da nova estrutura destacam-se uma varanda com espaço para atividades de jardinagem e horticultura, uma nova enfermaria e um amplo refeitório com copa para, além de oferecer refeições, servir como espaço de atividades culinárias. Toda a estrutura foi pensada para contemplar pacientes com dificuldades de locomoção, contando com elevador e banheiros adaptados para este público.

Planejamento terapêutico  O tratamento em hospital dia é indicado para a reabilitação e suporte psicoemocional de pacientes com limitações funcionais e, consequentemente, com dificuldades de reinserção e readaptação ao ambiente sócio familiar. A frequência do atendimento em hospital dia varia conforme o caso e o momento de cada paciente, podendo ser diária, em dias alternados ou apenas uma vez por semana, em período integral ou meio turno.

O objetivo do tratamento é fazer com que o paciente se mantenha psiquicamente estabilizado, responsável pelo seu próprio bem estar e inserido em seu ambiente familiar e social. Tudo é elaborado para que ele ganhe a maior autonomia possível dentro de suas limitações.

“Os pacientes encaminhados ao hospital dia são aqueles que ainda necessitam de suporte e vínculo institucional, e nossa missão é prepará-los para que possam se tornar pessoas ativas e produtivas, capazes de cuidar de si mesmas, com ganhos em sua própria qualidade de vida e dos que estão ao seu redor”, explica o médico psiquiatra André Gordilho, um dos coordenadores do hospital dia da Holiste.

Para Sandra Simon, diretora técnica da Holiste, a participação da família nesse processo é essencial. “Os planos terapêuticos elaborados para cada paciente constroem uma ponte com a família, para que ela perceba que não está sozinha e que deve ter participação e responsabilidade durante o tratamento”, afirma.

Salvador sedia encontro de lideranças da propaganda nacional

Presidentes de sindicatos de agências de propaganda das cinco regiões do país estarão em Salvador, entre os dias 12 e 13/05, para participar da reunião nacional da Federação das Agências de Propaganda do Brasil (Fenapro). A entidade representa 14 mil agências brasileiras que atuam em todo o território nacional look at this now. Durante o encontro será realizada, na quinta-feira (12/05), às 20h, a posse do novo presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), Gustavo Queiroz, co-presidente da agência Morya, uma das empresas mais tracionais do setor.

“A realização dessa reunião em Salvador reafirma a posição da Bahia no cenário nacional da propaganda do Brasil. Nosso estado sempre foi destaque pela sua qualidade e também um celeiro de talentos. Nosso desafio é fortalecer cada vez mais as nossas agências, garantindo que elas estejam sempre preparadas para oferecer o que há de melhor aos nossos clientes. A atividade publicitária impulsiona o setor da comunicação, sendo uma engrenagem importante para a economia da Bahia e do Brasil”, afirma Gustavo Queiroz, novo presidente do Sinapro-Bahia.

Na pauta de discussões, estão temas importantes para o Setor. De acordo com Gláucio Binder, presidente da Fenapro, essas reuniões – que ocorrem a cada dois anos – são extremamente relevantes. “Nessas oportunidades são alinhados planos e estratégias de atuação, além de uma estimulante troca de experiências e de boas práticas entre as entidades. Essa será a terceira vez que a Bahia irá sediar nosso evento e é sempre inspirador estar em Salvador”, acrescenta.

Homenagem  Durante a posse da nova diretoria do Sinapro-Bahia, será feita uma homenagem ao publicitário Fernando Carvalho, morto no início desse ano. Carvalho foi o primeiro presidente da entidade. Criado em 1987, com o objetivo de fortalecer o mercado publicitário baiano, o Sinapro-Bahia congrega atualmente 63 agências filiadas no estado e conta com representação no interior baiano, através de suas Delegacias Regionais no Recôncavo, Extremo Sul, Sul e Oeste.

Além de Gustavo Queiroz (Morya), como presidente, a nova diretoria do Sinapro-Bahia é composta também por André Mascarenhas (Artecapital), vice-presidente; João Dude (Leiaute), diretor de Assuntos Éticos; Vera Rocha (Rocha Comunicação), diretora de Relações Governamentais; Vitor Barros (Propeg), diretor de Planejamento e Desenvolvimento; Magno Santana (Criante), diretor Secretário; Paulo Coelho (Mago), diretor Tesoureiro; Claudio Carvalho (Morya), conselheiro; Laura Passos (Engenhonovo), conselheira; Luis Eduardo Lima (SLA), conselheiro; Sandro Carvalho (Design Print), delegado Regional Recôncavo e Suplente; Leonardo Pereira (Lado B), delegado Regional Extremo-Sul e Suplente; Rui Carvalho (RCM), delegado Regional Sul e Suplente; e Aline Macedo (Carambola Com), delegada Regional Oeste.

Sobre Gustavo Queiroz – Sócio e co-presidente da Morya, Gustavo Queiroz é formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, pós-graduado na Escola Superior de Propaganda e Marketing, realizou o MBA Executivo da Amana Key, tem Especialização em Negociação, (PON) Harvard University, e Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas.

Na Morya, Gustavo ajudou a criar e desenvolver a Rede Morya, espalhando a atuação da agência por 10 estados, em todas as regiões do Brasil, com estruturas próprias e acordos operacionais. Participou, juntamente com seus sócios, da estruturação da venda de parte do capital da agência para o Grupo ABC, operação considerada pelo Meio e Mensagem como um dos 10 fatos mais relevantes da propaganda brasileira no ano de 2011.

Com quase 30 anos de experiência, liderou operações para contas de grande porte, construindo cases de sucesso em diversas as regiões do pais, acumulou uma profunda experiência no funcionamento e características dos mercados, tornando-se um dos mais experientes publicitários do país quando o assunto é comunicação nos mercados regionais brasileiros.

Atualmente é presidente do Sinapro-Bahia e membro dos conselhos da Fenapro, das Obras Assistenciais de Irmã Dulce (OSID) e do Instituto do Conhecimento (ICON) – instituição ligada ao Endeavor. Foi também diretor da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), na Bahia.

Marca Coz2 inaugura hamburgueria no bairro do Rio Vermelho

Os chefs Camila Crichigno e Rafael Stavale decidiu parar temporariamente com as viagens em seu e as participações em feiras para se dedicar a Coz2 Garage Co., mais famoso bairro boêmio de Salvador. A hamburgueria começo a funcionar no sistema de soft opening – seguindo o conceito mundial de abertura testes de operação – nesta quinta-feira, 05, na Rua da Paciência, 92, Rio Vermelho, das 17h às 22h.

Com uma trajetória gastronômica marcada pela inovação, desde que iniciaram as participações nas feiras de rua em São Paulo, a dupla de chefs promete uma experiência um cardápio que vai dos famosos hambúrgueres de costela, passando por fritas, cervejas geladas e milk shakes. A inauguração oficial do restaurante deve acontecer ainda neste mês de maio.

Domingo No TCA reúne grupos de valsa de Salvador

Com o objetivo de celebrar o mês da dança, o projeto Domingo no TCA apresenta para o público baiano neste domingo, dia 10, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, “DANCIDADE”.  O projeto com curadoria de Warney Junior, João Perene e Virgínia Da Rin e reunirá cerca de dez Grupos de Valsa de Salvador. Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e serão vendidos somente no dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

Sabe-se da existência de mais de 30 Grupos de Valsa em Salvador, formados por jovens, em geral, provenientes de bairros populosos e periféricos da cidade, e sua composição varia entre 25 a 50 jovens por cada grupo. Nesta apresentação especial no TCA, os grupos soteropolitanos que participam do espetáculo são: Corpo de Baile Sonho de ValsaGrupo de Dança Amor EternoGrupo de Valsa Embalos de um SonhoGrupo de Valsa Eterna PaixãoGrupo de Valsa Expressarte, Grupo de Valsa FlexionandoGrupo de Valsa Novos TalentosGrupo de Valsa Por AmorGrupo de Valsa Uniforme e Grupo Romance da Valsa.

Sem apoio financeiro, institucional ou privado, esses grupos se dedicam à criação de seus espetáculos, elaboração e confecção dos seus figurinos, maquiagem e todos os detalhes destas apresentações, realizadas em festas de 15 anos, formaturas, ginásios de esportes das escolas da rede pública estadual, entre outros ambientes. O Projeto “DANCIDADE”, portanto, tem como proposta reunir alguns destes grupos de valsa e levar a dança para públicos diversos, especialmente em espaços públicos ou a preços populares.

 

Serviço:

Domingo no TCA – Projeto “Dancidade” – Grupos de Valsa de Salvador

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande)

Data: 10 de abril (domingo)

Horário: 11h

Ingressos: R$ 1,00/R$ 0,50

Vendas: Somente no dia, a partir de 9h, com acesso imediato do público.

Informações: (71) 2626-5071

TETO chama atenção para a realidade das favelas mais precárias do país

Além de dar visibilidade para a pobreza do país, a campanha convida voluntários para a COLETA, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de abril, em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo, Campinas, Santos e Grande ABC (SP)

 

Salvador, 06 abril de 2016 – Com o intuito de evidenciar a realidade de pobreza e a privação de direitos vivida por milhares de pessoas, o TETO lança nesse mês a campanha “Conheça outra realidade bem perto de você”. A organização não governamental (ONG), que atua há 10 anos no Brasil, trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em favelas precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários.

Criada pela agência Leo Burnett, a campanha apresenta favelas do Brasil que possuem o mesmo nome de bairros, cidades e até países turisticamente famosos. Embora a nomenclatura seja a mesma, a realidade vivida pelos moradores de São Francisco, Beverly Hills e Malvinas, em São Paulo, é totalmente oposta à vivida nos pontos turísticos conhecidos mundialmente.

O objetivo da campanha é também convidar voluntários para a COLETA, o maior evento de voluntariado realizado pelo TETO. Nos dias 8, 9 e 10 de abril, mais de 6 mil jovens voluntários estarão nas ruas das cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo, Campinas, Santos e Grande ABC (SP), denunciando a realidade vivida nas favelas invisíveis do Brasil e arrecadando recursos para os trabalhos desenvolvidos pela ONG. Para participar, o voluntário deve acessar teto.org.br/coleta.

A diretora de Sede do TETO Bahia, Bianca Fernandes questiona: “por que ninguém ouve falar na comunidade Quingoma? Comunidade quilombola em plena Região Metropolitana de Salvador, com uma rica cultura e história de resistência, que não é conhecida por boa parte da população soteropolitana. Por que essas e outras 100 comunidades onde trabalhamos nesses últimos 10 anos parecem não existir? Elas são invisíveis ou nós não queremos enxergá-las?”.

A diretora Executiva da TETO, Carolina Mattar ressalta, também, que nas comunidades atendidas milhares de pessoas vivem em moradias precárias, sem saneamento, sem água potável, sem acesso a serviços básicos. “São pessoas que lutam diariamente por seus direitos, sobrevivendo com uma renda mensal de R$ 154 por pessoa, vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo dados PNAD de 2013. Nossa campanha é mais do que um convite para conhecer essas comunidades, é uma passagem voluntária para o lado da transformação social. O primeiro destino é a COLETA. Vamos nos juntar para construir uma sociedade mais justa”, convoca Carolina.