Será encerrado na próxima segunda-feira (dia 29/03) o prazo do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), para o cadastro dos profissionais que atuam com eventos e entretenimento. A inciativa tem como objetivo traçar um panorama do perfil dos profissionais destes segmentos na Bahia, viabilizando a elaboração de políticas públicas para desenvolvimento do setor. O cadastro deve ser feito via formulário online disponível no site da Bahiatursa.
O cadastro abrange os trabalhadores da música, teatro, dança, corporativos, sonorização, iluminação, produção, técnica e segurança. Entre as áreas de atuação estão cerimonialistas, cinegrafistas, decoradores, figurinistas, fotógrafos, roadies, musicistas, produtores de bandas, recepcionista de eventos, e segurança de artista, além de técnicos de iluminação, montagem, sonorização e de cenotécnica.
Uma plataforma para ajudar produtores culturais e artistas a organizar os projetos e portfólios, além de criar conexões para toda a cadeia produtiva no mercado cultural. Esse é o objetivo da LinkCult, desenvolvido pela relações públicas, atriz e empreendedora Samia Trindade, inicialmente como projeto de conclusão do curso de pós-graduação em Mídias Sociais da Unijorge. O projeto baiano foi um dos selecionados para participar do programa de aceleração de startups do Founder Institute, iniciativa norte-americana que já beneficiou mais de 4,3 mil empresas em mais de 185 cidades e seis continentes. “Três meses depois de muito trabalho e dedicação, graduamos neste mês de junho com a empresa aberta e a ideia consolidada”, afirma a autora do projeto, Samia Trindade.
O projeto será apresentado nesta terça-feira (dia 30), no DemoDay, dia em que empreendedores ou startups têm a oportunidade de apresentar seu negócio para especialistas e possíveis financiadores, como Cristiana Arcangeli, CEO da BeautyIn e apresentadora do programa Shark Tank Brasil. “Participar do DemoDay é uma grande oportunidade de apresentar a LinkCult para todo o Brasil, além de obter o feedback de empreendedores especializados. Ter acesso a mentores e feedbacks é sempre muito engrandecedor. Nesses momentos sempre ficamos atentos e vamos em busca das melhorias indicadas”, ressalta Samia.
Formada em Relações Públicas há 10 anos, Samia explica que, ao começar o curso de pós-graduação em Mídias Sociais, tinha em mente que era a oportunidade de empreender unindo as áreas de comunicação, cultura e tecnologia. “Além de entregar uma solução para a cultura, colaborando assim com um mercado que possui um grande poder de transformação na vida das pessoas”.
Apesar de ter sido um dos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cultura movimenta cerca de 68 setores da economia brasileira e empregava cerca de 5 milhões de pessoas no país. Segundo dados da Secretaria da Economia Criativa do extinto Ministério da Cultura (Minc), junto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a cultura é responsável por movimentar quase R$ 170 milhões, equivalente a 2,5% do PIB nacional no ano de 2018.
A plataforma do LinkCult ainda está em fase de teste no site www.linkcult.com. O lançamento de um produto comercial deve ocorrer em agosto de 2020. “Começamos com a ferramenta de construção de portfólios, cursos de capacitação e vamos evoluir para a plataforma de gestão. Também pretendemos crescer a equipe e ter acesso a uma rodada de investimento”, ressalta Samia, que tem nesta empreitada a colaboração dos amigos Bianca Rocha, Irailson Fateicha e Rafaela Queiroz.
O coordenador do curso de especialização em Mídias Sociais da Unijorge e orientador do projeto, Heitor Marback, explica que o LinkCult atua em duas frentes profissionais. “Uma ligada às artes e outra na área de gestão de mídias sociais. Ela identificou um segmento de mercado ainda inexplorado e traz no seu projeto uma proposta de concentrar em uma plataforma players da área de entretenimento, arte e cultura”, ressalta Marback. “Foi com muita satisfação que recebeu a notícia de que a LinkCult foi graduado pela Founder Institute e vai ganhar o mundo. Esse é o nosso objetivo maior, preparar nossos alunos e estimulá-los a enfrentar os novos desafios do mercado”, lembra Raquel Leone, coordenadora de pós-graduação da Unijorge.
Orientações sobre os sinais de trabalho de parto, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, além de precauções para evitar a contaminação com o novo coronavírus (Covid-19). Essas são algumas das informações que são prestadas por estudantes e profissionais do curso de Enfermagem da Unijorge durante o atendimento virtual para as mulheres. O objetivo dessas ações é transformar as experiências nesse período de isolamento, através do conhecimento, levando cuidado, segurança e orientação para quem precisa. A iniciativa gratuita espera beneficiar 350 gestantes, em parceria com a Maternidade Tsylla Balbino. As interessadas podem se inscrever pelo telefone (71) 99611-6919.
“As gestantes vivem um momento dificuldade assistencial em virtude do afastamento social. Atualmente a assistência pré-natal encontra-se fragilizada pelo isolamento social. Ações educativas, rodas de gestantes, dentre outras atividades que compõem o cuidado à gestante e a puérpera estão suspensas. Dessa forma, as gestantes estão mais vulneráveis a riscos”, explica a coordenadora do curso de enfermagem da Unijorge, Milena Bastos, mestre em Medicina e Saúde.
Os atendimentos online acontecem de segunda a quinta feira, das 8h às 12h, por videochamadas. Durante os encontros – que devem ser realizados no primeiro, segundo e terceiro trimestre de gestação, são oferecidas orientações quanto a maternidade de referência, sobre pré-parto, parto e puerpério (período de resguardo pós-parto), além de cuidados com o recém-nascido e a amamentação.
Milena Bastos explica que as principais dúvidas das gestantes permeiam o parto, a presença de acompanhante, a amamentação e os cuidados com o recém-nascido. “Esta ação de responsabilidade social é um projeto piloto para possível adoção em serviços de saúde, os quais têm se reestruturado para atender as necessidades da população em geral no contexto de pandemia”, afirma.
Orientações sobre feridas – Além das orientações às gestantes, o curso de Enfermagem da Unijorge também realiza o Consulta online de Enfermagem para pacientes com feridas de baixa e média complexidade. Por meio de videochamadas os pacientes são orientados sobre cuidados com a ferida facilitando a cicatrização, cuidados de saúde em geral, avaliação de complicações e doença de base. Esse atendimento acontece às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. O interessados podem ser inscrever através do formulário disponível no link https://bit.ly/AtendimentoDeEnfermagemFeridas.
O doutor em Saúde Pública Vladimir Arce participa de live sobre a importância do SUS no combate a Covid-19 (Foto: Divulgação)
O Brasil é um dos poucos países no mundo com mais de 200 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público e gratuito. Neste momento de pandemia do novo coronavírus, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) fica ainda mais evidente. Segundo estimativas, um dia de tratamento hospitalar para pacientes da Covid-19 nos Estados Unidos custa em média US$ 4,2 mil. A importância do SUS no combate a Covid-19 será o tema debatido pelo doutor em Saúde Pública Vladimir Arce, que participa da próxima Lives UJ, nesta quinta-feira (dia 18), às 17h, no perfil da Unijorge no Instagram (@unijorge_oficial). Ele será o convidado do coordenador do curso de Fonoaudiologia da Unijorge, Rafael Cabral. Arce é professor do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGREAB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MEPISCO/UNEB).
Serviço:
O quê:Lives UJ – A importância do SUS no combate a Covid-19
Quando: quinta-feira (dia 18/06), às 17h
Quem: com o doutor em Saúde Coletiva Vladimir Arce e o do coordenador do curso de Fonoaudiologia da Unijorge, Rafael Cabral
A economista argentina Carolina Larriera, viúva do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello é a convidada de mais uma live do 1º Seminário Virtual de Relações Internacionais da Bahia. A transmissão, que comemora os 20 anos de criação do curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Unijorge, acontece nesta sexta-feira (dia 5/06), às 17h, pelo perfil da Unijorge no Instagram (@unijorge_oficial).
Carolina fazia parte da missão diplomática em Bagdá, no Iraque, quando o Alto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos – cargo mais alto atingido por um brasileiro dentro da hierarquia da ONU -, foi morto em um atentado a bomba em 2003. Além de Sérgio, o atendendo matou outras 21 pessoas e 200 feridos. “Sergio ficou preso. Tentei libertá-lo, mas sem qualquer equipamento, ele padeceu após quatro horas. Uma parte de mim também permaneceria sob os escombros daquele edifício”, desabafou Carolina em uma postagem em ser perfil no Twitter.
Na live, que será conduzida pelo coordenador do curso de Relações Internacionais da Unijorge, Matheus Souza, Carolina irá falar sobre a sua relação com Sérgio Vieira de Mello, que só teve sua união civil reconhecida pela justiça brasileira em 2017. Sergio Vieira de Mello foi um grande diplomata brasileiro que participou de ações da ONU em diversos países, como Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Camboja e Timor Leste, onde atuou na transição independência do país entre 1999 e 2002. Ele coordenou a repatriação de mais 300 mil refugiados. A história do diplomata brasileiro é vivida pelo ator baiano Wagner Moura, no filme Sergio, dirigido por Greg Baker e lançado em abril deste ano pela plataforma de streaming Netflix.
Carolina Larriera é economista formada pela Universidade da Cidade de Nova Iorque, com mestrados em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, e em Administração Pública pela Harvard University. Ela trabalhou por 10 anos nas Nações Unidas, na sede em Nova York e em operações paz. Atualmente Carolina é professora na PUC do Rio de Janeiro, no Ibmec, e no Insper. Ela continua trabalhando no Brasil e na Argentina em questões de direitos humanos, políticas públicas e liderança.
Foto: Reprodução Twitter
Serviço:
O quê: Live do 1º Seminário Virtual de Relações Internacionais da Bahia com Carolina Larriera
Quem: Carolina Larriera, economista e viúva do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello
O artista plástico Bel Borba foi um dos que escolheram os locais fotografados. Foto: Alberto Lyra
Um olhar afetivo sobre Salvador. Essa é a proposta da exposição fotográfica Minha Salvador, aberta ao público no Shopping Itaigara, até 31 de março. A cidade completa 471 anos no próximo dia 29, ganhando essa homenagem através do registro de locais escolhidos por formadores de opinião, como artistas, jornalistas, digital influencers e personalidades que possuem estreita ligação com a primeira capital do país. As imagens são do fotógrafo Roberto Abreu e está aberto à visitação no horário de funcionamento do shopping.
“Queremos retratar diferentes ângulos de Salvador sob a ótica de personalidades que amam essa cidade. Temos paisagens distintas, que só Salvador pode proporcionar aos nossos visitantes e moradores”, afirma Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. Os locais eleitos estão expostos com fotos e frases que resumem o sentimento dessas pessoas que escolheram cada lugar. Bel Borba, Luís Miranda, Aila Menezes, Lícia Fabio, Tia Má, Camila Marinho, Pâmela Lucciola, Lara Kertész, Andréa Velame, Alzira Vasconcelos, Ginno Larry e Babi Goulart são alguns dos nomes que participarão dessa “curadoria”. A exposição será aberta ao público e seguirá o horário de funcionamento do shopping.
Ruínas na Suburbana. Foto: Roberto Abreu
Serviço:
O quê: Exposição Minha Salvador
Quando: de 9 a 31 de março (segunda a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados de 9h às 20h)
O Mercado do Rio Vermelho – Ceasinha montou uma programação especial para comemorar a festa de Iemanjá, que acontece neste domingo (02/02). A partir deste sábado (01/02), baianos e turistas poderão levar suas oferendas para a Rainha do Mar e depositá-las no altar montado no Ceasinha, com comodidade, sem enfrentar as tradicionais filas que se formam em frente à Casa de Iemanjá. Quem preferir pode adquirir as flores em um dos quatro stands de floricultura, especialmente montados para o evento na entrada do Mercado. Os restaurantes das praças de alimentação também entram no clima da festa, com promoções para o fim de semana da festa. No domingo (02), a partir das 11h, uma banda de fanfarra irá circular o Mercado do Rio Vermelho animando o ambiente. Às 14h, a fanfarra sairá em cortejo do Mercado com os balaios de oferendas em direção à orla do bairro, onde serão entregues à Rainha do Mar.
Foto: Divulgação
Programação da Festa de Iemanjá no Ceasinha
· 01/02 – Sábado
Início das vendas de flores em barraquinhas, até dia 02/02
· 02/02 – Domingo
11h – Banda de fanfarra pelo Mercado do Rio Vermelho
13h – Saída do cortejo com as oferendas dos clientes e a banda até a orla
Serviço:
O quê: Festa de Iemanjá no Mercado do Rio Vermelho – Ceasinha
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