Para celebrar os 34 anos da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), está em cartaz até o dia 29/11 o espetáculo A Comédia Humana, com direção de Maurício Pedrosa. As apresentações acontecem no Teatro Martim Gonçalves, no bairro do Canela, em Salvador, de quinta a sábado, às 20h; e no domingo, às 19h. Com entrada é franca.
O espetáculo é inspirado em uma colagem de textos do dramaturgo Artur de Azevedo, abordando o romance e as discussões entre um jovem advogado e uma viúva abastada. A história do relacionamento do casal que se passa no século XX promete causar identificação imediata com o público a partir de dilemas que permanecem atuais.
A peça reúne no elenco nomes como Antônio Fábio e Hamilton Lima, além de artistas selecionados por meio de audição pública. O figurino do espetáculo, idealizado por Miguel Carvalho, foi todo confeccionado no Centro Técnico do Teatro Castro Alves.
Companhia de Teatro da UFBA
Criada em 1981, a Companhia de Teatro da UFBA reúne discentes, docentes, funcionários, ex-alunos e atores convidados. Ao longo das mais de três décadas de existência, o grupo montou diversos espetáculos, entre os quais se destacam a peça inaugural Seis Personagens à Procura de um Autor, A Caverna, O Menor Quer Ser Tutor, Mãe Coragem e Arte. As produções reuniram nomes consagrados como Carlos Petrovich, Nilda Spencer, Wilson Melo, Yumara Rodrigues, Márcio Meirelles, Iami Rebouças, e tantos outros, que fortaleceram o teatro baiano e acumularam diversos prêmios.
Neste ano, o espetáculo As Confrarias, sob a direção de Paulo Cunha, foi o grande vencedor do Prêmio Braskem de Teatro. Com sete indicações, a montagem ganhou três prêmios: revelação, para a atriz Evana Jeyssan; melhor ator, para Wanderley Meira; e melhor espetáculo adulto do ano.
Serviço:
O quê: Espetáculo A Comédia Humana, da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Av. Araújo Pinho, 292, Canela, Salvador – BA)
Horário: quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h, de 5 a 29 de novembro
Em dois monólogos de 45 minutos, atores utilizam humor ácido e cortante para falar sobre a solidão e a incomunicabilidade do mundo contemporâneo
O ator Brian Penido Ross, no monólogo “Fritas no Açúcar” (Foto: Danton Valério)
A Caixa Cultural Salvador apresenta Retratos Falantes, com os textos Fritas no Açúcar e Brincando de Sanduíche, do autor inglês Alan Bennett, em montagem do Grupo Tapa (SP), entre os dias 28 de outubro e 1° de novembro, às 20h (quarta a sábado) e 19h (domingo). Os monólogos, de 45 minutos cada, são interpretados em sequência pelos atores Brian Penido Ross e Zécarlos Machado, sob a direção de Eduardo Tolentino de Araújo. A apresentação do dia 28 (quarta) é gratuita e os ingressos para as demais sessões custam R$ 8 para o público em geral.
A coletânea Retratos Falantes é um painel de seis monólogos escritos em 1987 pelo premiado dramaturgo inglês Alan Bennett, sob encomenda para a BBC de Londres. Os textos formam um inusitado painel sobre a solidão e incomunicabilidade no mundo contemporâneo através de um humor ácido e cortante, reunindo figuras anônimas, quase invisíveis, que podem morar na porta ao lado. O sucesso do programa fez com que os textos fossem adaptados para o palco pelo próprio autor.
Dois dos textos que compõem Retratos Falantes serão apresentados na Caixa Cultural Salvador. Em “Fritas no açúcar”, um solteirão que vive com a mãe esclerosada é interpretado por Brian Penido Ross, saudado pela crítica brasileira por seu humor cáustico diante do assunto espinhoso, que transita entre a fronteira da saúde mental e da dubiedade sexual. Já Brincando de sanduíche traz Zécarlos Machado no papel do funcionário de um parque que, sob a capa de um pacato homem de família, oculta uma vida escabrosa. Com a ação centrada na palavra, as peças dependem prioritariamente da habilidade dos interpretes em cena.
O ator Zécarlos Machado, no espetáculo “Brincando de Sanduíche” (Foto: Dalton Valério)
Sobre Alan Bennett
Dramaturgo, roteirista de cinema, ator e escritor, Bennett nasceu em Leeds, na Inglaterra, em 1934. Graduou-se em História, na Universidade de Oxford, onde foi professor de História Medieval por vários anos. Escreveu obras para teatro, televisão, rádio, cinema e literatura. Entre suas obras está a peça teatral “A Loucura de George III”, adaptada por ele para o cinema, com o título de “As Loucuras do Rei George”, que recebeu quatro indicações para o Oscar.
A combinação de uma voz própria, com um humor contundente e a profunda humanização de seus personagens fez dele um autor bastante popular na Inglaterra, seja no teatro, na televisão, no cinema ou no rádio.
Sobre Grupo TAPA
Um dos mais tradicionais e importantes grupos da cena teatral paulistana, o TAPA se notabiliza por seu repertório voltado aos autores clássicos. Sua trajetória inclui a maior parte dos grandes autores da dramaturgia universal, como Tchecov, Shakespeare, Molière, Ibsen, Strindberg, Maquiavel, Piradello e muito outros. Entre os autores brasileiros encenados pelo grupo, destacam-se Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Millôr Fernandes, Jorge Andrade, Artur Azevedo, Oduvaldo Vianna Filho, entre outros.
Além do cuidado com a escolha do autor e no trato com o texto, outro foco do grupo é o ator, razão pela qual dedica grande atenção à preparação e à formação técnica de seus integrantes. O TAPA, além de realizar grupos de estudos regulares para os atores, também atua como formador de público, para o qual realiza palestras, seminários, leituras dramáticas abertas, entre outros eventos.
Com 35 anos de existência, o grupo acumula 82 prêmios da crítica teatral, entre eles, os prêmios Mambembe, Molière, Shell e APCA.
Sobre Eduardo Tolentino de Araújo
Jornalista, diretor de teatro e fundador do Grupo TAPA, dirigiu mais de 60 peças entre autores nacionais e internacionais. Entre os autores brasileiros que dirigiu, destacam-se Nelson Rodrigues, Antônio Bivar, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho, Domingos de Oliveira, Millôr Fernandes, Martins Penna e Jorge Andrade. Entre os autores internacionais estão Jean Tardieu, Maquiavel, Ibsen, Molière, Shakespeare, Jacques Prévert, Bernard Shaw, Lárs Norén, Jean Anouilh, Pirandello e August Strindberg. Na televisão realizou a série “Grandes Damas”, do canal GNT, além de duas adaptações teatrais para a TV Cultura, “O Pária” de August Strindberg e “O Telescópio” de Jorge Andrade. Recebeu quatro Prêmios Mambembe, dois Prêmios APCA, um Prêmio Governador do Estado e um Prêmio Molière, todos na categoria Direção.
Ficha técnica
Autor – Alan Bennett
Direção – Eduardo Tolentino de Araújo
Elenco – Brian Penido Ross e Zécarlos Machado
Figurino e Cenário – Lola Tolentino
Iluminação – Nelson Ferreira
Serviço:
Retratos Falantes: “Fritas no Açúcar” e “Brincando de Sanduíche”
Período: de 28 de outubro a 1° de novembro de 2015 (quinta a domingo)
Horário: 20h (quarta a sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: Grátis na quarta-feira (28). R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) para demais sessões.
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 14 anos
Localizado no Villa Campus de Educação, na Avenida Paralela, o local será inaugurado oficialmente em cerimônia programada para 02 de outubro
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 2 de outubro, será entregue à comunidade baiana o Teatro da Cidade, um novo e moderno espaço de arte, cultura e entretenimento. Um projeto contemporâneo que integra o Villa Campus de Educação, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Com direção artística de Andréa Elia, o local será inaugurado com uma cerimônia envolvendo música, teatro e poesia. Neste dia, às 19h, acontecerá um encontro de artistas locais, com destaque para a presença do ator João Miguel – premiado em Cannes, com participação em peças, filmes e novelas brasileiras – apresentações da cantora Ana Mametto com o multi-instrumentista Yacoce Simões, além dos atores Ricardo Bittencourt e Cyria Coentro, conhecidos pela atuação no grupo Los Catedrásticos. Cyria Coentro foi premiada como a melhor atriz de 2015 pelo Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia para convidados vai reunir autoridades, classe artística, imprensa, formadores de opinião e colaboradores.
O Teatro da Cidade, que recebeu investimentos na ordem de R$ 2 milhões, ocupa uma área total de 490 m² e comporta 260 espectadores em uma plateia única, além de estrutura com mecanismos cênicos de alto padrão, com destaque para a iluminação e sonorização acústica. O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de 100 m², pé direito de cinco metros, boca de cena de cinco metros, largura de 12 metros e com profundidade de seis metros.
O equipamento é um espaço versátil, que permite receber peças teatrais, shows, palestras, oficinas e workshops, oferecendo ainda um foyer capacitado a receber exposições de artes visuais e lançamentos de livros. “O espaço pretende ocupar sua pauta com temporadas de espetáculos em turnê nacional e também receber e valorizar os artistas locais proporcionando uma rotatividade de peças do centro da cidade à Paralela, integrando uma nova área da cidade ao circuito cultural”, reforça Andréa Elia.
Para comodidade do público, o local oferece vagas de estacionamento próprio, segurança e acessibilidade. Na parte interna, assentos para obesos e espaços reservados para cadeirantes, com visão clara e favorável em qualquer ponto da plateia. O backstage é formado por dois camarins. O público terá acesso à compra antecipada de bilhetes através da parceria com a empresa Compre Ingressos, referência de comodidade e segurança.
Segundo a sócia-diretora do Villa Campus de Educação, Viviane Brito, além da instituição de ensino ter um ambiente próprio para realizar formaturas e outros eventos acadêmicos, vai oferecer para a comunidade um novo point cultural. “A missão de educar se amplia além das nossas famílias, contribuindo para a construção de uma nação mais afinada aos novos conceitos de educação. Salvador é uma cidade que expressa de forma natural a sua cultura, a alegria é presente nas mais variadas formas de expressão. Por isso, tivemos a ideia de batizar o local como ‘Teatro da Cidade’, ratifica Viviane Brito.
O teatro já está sendo utilizado para a formação diferenciada dos alunos do Villa através das oficinas ministradas pela professora, atriz e diretora Andréa Elia, em parceria com o Curso ATO, que visam potencializar a criatividade dos estudantes e a capacidade de expressar emoções, valorizando ideias e pensamentos. Em 2016, as aulas serão estendidas a jovens, crianças e adultos, e também para o público externo, com a realização de palestras e workshops com profissionais de diversos campos do conhecimento. “Desejamos atuar junto à nossa cidade como agentes de educação, contribuindo para a formação de indivíduos cada vez mais sensíveis aos benefícios da arte”, finaliza Viviane Brito, sócia-diretora.
A atriz Iami Rebouças comemora os 10 anos de estreia do espetáculo Umbigüidades, em nova temporada em cartaz até o dia 19 deste mês, de sexta a domingo, às 20h, no Teatro Gamboa Nova, em Salvador. A encenação traz de volta personagens que se tornaram referências no imaginário dos baianos como, o Baêa, o catador de lixo apaixonado pelo Esporte Clube Bahia, Morgause, Catarina, Eva, Electra e outros.
O espetáculo solo foi concebido por Iami, a partir das diferentes abordagens do uso da voz no palco em alguns dos mais de 40 espetáculos em atuou ao longo de seus 29 anos de profissão. Pela atuação em Umbigüidades, Iami Rebouças foi eleita a Melhor Atriz, em 2000, pelo júri do Prêmio Copene de Teatro (atual Braskem), a mais importante premiação do teatro baiano.
Serviço:
O quê: Peça Umbigüidades Onde: Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, 03, Aflitos) Quando: De sexta a domingo (até 19/12), às 20h Quanto: ingresso a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) Informações: (71) 3329-2418
A história de amor e ódio entre os poetas Arthur Rimbaud e Paul Verlaine é tema do espetáculo Pólvora e Poesia, que estreia neste sábado (dia 4), às 20h, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. O texto do novelista Alcides Nogueira – vencedor do Prêmio Shell 2001 – é encenado pelos atores Caio Rodrigo (Verlaine) e Talis Castro (Rimbaud), com direção do veterano Fernando Guerreiros.
O espetáculo retrata um período da vida dos dois maiores poetas do século XIX. Rimbaud (1854-1891), um jovem poeta desconhecido, e Verlaine (1844-1896), um artista já renomado, que se aproximam por meio de cartas. Arrebatado com os versos do poeta, Verlaine convida Rimbaud para morar em Paris, juntamente com sua mulher, Mathilde. Começa ai um amor tempestuoso, marcante e intenso entre os dois artistas.
O Núcleo Vagapara faz a última apresentação do espetáculo Fragmentos de Um Só, neste sábado (dia 27), às 17h, no Teatro Gamboa Nova, em Salvador. Os sete solos de dança que compõem o espetáculo se interligam pelas temáticas que abordam questões de identidade, gênero, afetos, angústia existencial, com uma dose de bom humor, mas sem os clichês da comédia.
O espetáculo Fragmentos de Um Só é encenado pelos atores-dançarinos do Núcleo Vagapara Isabela Silveira, Jorge Oliveira, Lucas Valentim, Márcio Nonato, Olga Lamas e Paula Lice. A montagem, que é resultado do Prêmio Myriam Muniz de Montagem em Teatro da FUNARTE em 2009, realizou cerca de 30 apresentações entre os meses de março e abril deste ano e no mês de agosto voltou a cartaz no Teatro Gamboa Nova.
Serviço:
O quê: Espetáculo de dança Fragmentos de Um Só
Onde:Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, nº 3, Aflitos, Salvador-BA)
Quando: sábado, dia 27/11, às 17h
Quanto: ingresso a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
O espetáculo Trilogia Shirley marca os 20 anos de carreira do dramaturgo Claudio Simões. A montagem está em cartaz todas as quintas-feiras de novembro, no Teatro Módulo, em Salvador, com sessões às 19h e às 21h. Trilogia Shirley é um conjunto de peças curtas (Simplesmente Shirley – a primeira peça escrita por Simões, em 1990 –, Totalmente Shirley e Finalmente Shirley), que nunca receberam uma montagem profissional.
Os três textos de Trilogia Shirley exploram de forma bem-humorada a decadência da estrutura familiar tradicional, com foco no conflito entre pais e filhos. O próprio Claudio Simões dirige o espetáculo, que traz no elenco os atores, Fabio Ferreira, Fernanda Paquelet, Fernando Marinho, George Vladmir, Laura Haydée e Zeca Abreu.
Carreira – Claudio Simões estreou como ator em 1988, no espetáculo SIM – O universo de Arrabal, resultado do terceiro Curso Livre da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou em Direção, em 1994. Simões é o autor de grandes sucessos do teatro baiano como: Quem Matou Maria Helena? (1994), Vingança, Vingança, Vingança!!! (2000) e Jingobel (2004).
Escreveu, ainda, Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia (2004), em parceria com Cacilda Povoas e Gil Vicente Tavares, e O indignado (2008), ao lado de Djaman Barbosa. Recentemente montou Caso Sério, sua primeira parceria teatral com Margareth Boury, recebendo indicação de Melhor Texto no Prêmio Braskem de Teatro 2010.
O dramaturgo foi o vencedor do Troféu Bahia Aplaude, atual Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias Destaque (por Dias 94, em 1994), Melhor Diretor (Puxa Vida!, dirigida em parceria com Celso Jr. e Teresa Costalima, em 1994), Melhor Espetáculo Infantil (O Mistério do Chiclete Grudado, em 1995) e Melhor Autor (Abismo de Rosas, em 1997), e com o Prêmio Copene de Teatro na categoria Melhor Autor (Como Raul já dizia, em 2001).
Serviço: O quê: Peça Trilogia Shirley Onde:Teatro Módulo (Av. Professor Magalhães Neto, 1.177, Pituba) Quando: todas as quintas-feiras de novembro (Até o dia 25/11), com sessões às 19h e às 21h Quanto: ingressos a R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia-entrada) Informações: (71) 2102 -1392
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.