Estou voltando…

A vida está aberta para mim e eu quero mergulhar nela de cabeça. (Lázaro Ramos, ator baiano)

Olá companheiros e companheiras internautas,

Estou voltando de merecidas férias, embora não tão relaxantes como imaginei a princípio. Apesar de ter ficado um mês e meio afastado da faculdade, não pode aproveitar o recesso acadêmico, pois comecei a trabalhar no dia 07 de julho. Como diz o dita popular: “o trabalho dignifica o homem”. Estou trabalhando na Contax, um empresa do setor de contact center ligada a Telemar. De segunda à sábado, sou agente de telemarketing ativo da Oi – Operadora de telefonia móvel, das 15 às 21h. Lá vendemos planos para clientes do Rio de Janeiro e breve também para o Espirito Santo. Estou feliz, após um ano e dois meses desempregado, tenho de volta a chance de sonhar com um futuro melhor e mais próximo de minha realidade.

Sei que não será um serviço que me prenderá por muito tempo, até porque estou louco para desenvolver o que mais gosto: o jornalismo. Curioso, dois dias após começar os treinamentos na Contax, recebi uma proposta de uma rádio de Salvador, para trabalhar no horário das 16 à 0h. Só não aceitei por causa do salário e principalmente por não possuir um automóvel. Como eu sempre digo: as coisas só acontecem quando realmente é a hora. Mas a hora é você quem faz e não fica esperando acontecer!

Estou feliz novamente, após um período de turbulência, onde tudo aconteceu: maio de 2002 – desemprego; agosto de 2002 – cursinho pré-vestibular; setembro de 2002 – desilusão no amor; dezembro de 2002 – aprovação no vestibular (FIB e FJA) e um dos piores Natais da minha vida, até hoje; fevereiro de 2003 – início das aulas na faculdade; março de 2003 – nova aventura no campo amoroso; abril de 2003 – o reencontro tão esperado; maio de 2003 – FIES (Financiamento Estudantil) cancelado para o 1° semestre de 2003; junho até o dia 10 de julho – desespero de não poder continuar cursar a faculdade; 07 de julho – minha vida começa a tomar outro rumo.

Não sabia eu que aquele exame admicional iria mudar muito mais coisas na minha vida, além do que o setor profissional; 10 de julho – matrícula solucionada na faculdade; 20 de julho – a vida, com sua infinita sabedoria, traça um novo plano para mim. Na verdade, o Meu Plano: “Meu plano era deixar você fugir quando quiser / Meu plano era esperar você voltar / Engano seu achar que o plano é passageiro / Engano meu / Acho que o destino antes de nos conhecer / Fez um plano pra juntar eu e você / Pra você eu faço tudo e um pouco mais / Pra você ficar comigo e ninguém mais / Largo os compromissos / Deixo tudo ao largo / Você tenta em vão me convencer / Que é melhor não fazer planos pra você” (Lenine/Dudu Falcão).

E não seria leal de minha parte reiniciar esse semestre no meu blog sem deixar os meus leitores assíduos ou não, sem saber de nada. O cinema que galera do Sete Mundos estava programando não aconteceu. O único encontro que tivemos após o termino das aulas do semestre passado se deu devido ao trabalho, já que estão lá na Contax, também: Olavo (31 Amigo), Bia (Serviço 104), Milene (4° Semestre – Velox), Joyse (Turismo), Flora (Turismo – noturno – 31 Amigo pela manhã), Adriana (Marketing – noturno – Velox pela manhã), mais uma menina de Fisioterapia que pega ônibus comigo e eu não sei o nome.

Estou escrevendo esse texto no sábado, dia 02 de agosto e estou contando os dias para rever os colegas que não vejo a quase dois meses e conhecer os novos professores. Mas, durante esse período de férias, como já disse não pude muito descansar. Não lembro o dia que consegui acordar após as 10h da manhã. Trabalhei no diagramação do Jornal – mural Deu Zebra!. O qual, Olavo ficou responsável pela versão on line, que já esta no ar através do endereço: jornaldeuzebra.blig.com.br. É só acessar e conferir as reportagens dos 20 alunos de jornalismo da turma 2003.1 matutino da FIB.

Tratei de escrever algumas coisas que ao decorrer dessa semana que postarei em breve. São reportagens que li e achei legal passar para os colegas estudantes, resenhas de filmes que assisti e também alguns textos de desabafo. Não quero tornar esse blog meu diário, mas, em todos os meus textos estão impregnados os meus sentimentos pela vida, principalmente a dor e o amor. Enfim, toda a minha produção editorial durante esse tempo em que estivemos afastado desse nosso encontro virtual e interativo quase que diário.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.