Hospital do Oeste participa de estudo de universidade inglesa

O Hospital Estadual do Oeste, em Barreiras (BA), foi escolhido para participar de um estudo conduzido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O estudo, dirigido pelo Departamento de Neurocirurgia de Cambridge, tem como objetivo avaliar alternativas de tratamento para pacientes vítimas de traumatismo craniano grave.
Intitulado Estudo Randomizado da Cirurgia com Craniectomia para Elevação da Pressão Intracraniana Não-Controlável, ele abrange casos de pacientes que desenvolveram, por causa de traumas, hipertensão intracraniana severa e que não respondem aos tratamentos clínicos.
Nesses casos, torna-se necessária a realização de um procedimento cirúrgico chamado craniotomia descompressiva – abertura do crânio para descompressão do cérebro.
O informativo oficial da pesquisa, o RESCUEicp Newsletter, de novembro de 2009, destaca o Hospital do Oeste como o melhor centro de recrutamento do trimestre no mês de setembro.
No Brasil, além do Hospital do Oeste, apenas mais quatro centros participam do estudo. “Atualmente, vários centros fazem parte dessa pesquisa em diversas regiões do mundo, principalmente da Europa. É um orgulho saber que nosso trabalho vai contribuir com esse estudo”, disse Luís Fernando Reis, neurocirurgião do hospital e responsável pelo ingresso da unidade na pesquisa.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.