Prevenção marca o Dia Mundial do Rim em Salvador

Para comemorar o Dia Mundial do Rim (11/03) e até sábado (13/03), uma série de ações voltadas à prevenção e ao tratamento da Doença Renal Crônica (DRC) serão promovidas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia regional Bahia. Uma feira de saúde com orientações à população e realização de exames, uma sessão especial na Câmara de Vereadores e o 5º Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica, são algumas das atividades programadas.
Estima-se que a Doença Renal Crônica atinja cerca de 13 milhões de brasileiros. Considerada um problema de saúde pública no mundo, a DRC atinge entre 10 e 12% da população dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, uma em cada onze pessoas sofre com a doença, sendo que 90% dos pacientes renais não sabem que estão doentes porque os sintomas só começam a aparecer quando o rim já perdeu 50% da função.
A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso das 9h às 18h, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico, especialistas estarão esclarecendo dúvidas da população, realizando exames, avaliações nutricionais, medição de peso e encaminhamento médico, se necessário.
Já, às 9h, na Câmara Municipal de Salvador, uma sessão especial sobre a DRC será realizada e em paralelo as atividades, de hoje (11/03) até sábado (13/03), médicos e especialista da área estarão reunidos durante o 5° Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica, no Othon Palace Hotel, em Ondina.

Programação em comemoração Dia Mundial do Rim:



Feira da Saúde
Data: 11 de março
Horário: das 09h às 16h
Local: Praça Municipal Thomas de Souza – Em frente ao Elevador Lacerda

Sessão Especial sobre Doença Renal Crônica na Câmara Municipal
Data: 11 de março
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Salvador
Endereço: Praça Municipal Thomas de Souza

5º Congresso Nacional de Nefrologia
Data: 12 e 13 de março
Horário: das 8h às 18h
Local: Othon Palace Hotel
Endereço: Av. Oceânica, 2294, Ondina

Encontro de Pacientes com Hipertensão Arterial e Diabetes
Data: 13 de março
Horário: às 10h30
Local: Auditório Altamirando Santana – Associação Baiana de Medicina
Endereço: Rua Baependi, 162, Ondina

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.