Confirmada 19ª morte por Meningite Tipo C na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a 19ª morte por Meningite Tipo C no estado. Um homem de identidade não divulgada, morador do bairro de Plataforma, em Salvador, morreu na última sexta-feira (dia 16), no Hospital Couto Maia, referência da doença na Bahia.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria, até o dia 16 de abril, já foram confirmados 78 casos da doença meningocócica com 18 óbitos. Em 2009 foram 194 ocorrências com 50 vítimas fatais.

Sintomas

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas da meningite, em geral, incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, aumento da sensibilidade à luz e confusão.

Devido à gravidade da doença, o tratamento é hospitalar. Em caso suspeito, o paciente deve procurar urgente a procura um pronto-socorro para avaliação médica. A prevenção à doença é feito através de vacinação disponível nos postos de saúde.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.