Zumbi dos Palmares e Carybé no “Cinema, Capoeira e Samba” desta sexta (28)

Os documentários Ganga Zumba – Rei dos Palmares, de Carlos Mendes, e O Capeta Cariyé, de Agnaldo Siri serão exibidos no projeto Cinema, Capoeira e Samba, da Academia de João Pequeno de Pastinha, nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

O filme de Mendes é baseado no livro Ganga Zumba, de João Felício dos Santos, e conta o sonho de liberdade de Zumbi dos Palmares, escravo que no século XVII se rebelou contra os colonizadores e tentou estabelecer uma comunidade para abrigar seus irmãos de cor, que ficou conhecida como o Quilombo dos Palmares.

Já o documentário de Siri se inspirou no livro O Capeta Carybé, de Jorge Amado, sobre o artista plástico Caribé (o argentino Hector Júlio Páride Bernabó), que fez de Salvador o seu lar e da Bahia fonte de inspiração para a sua produção artística de reconhecimento internacional.

O projeto Cinema, Capoeira e Samba acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês e exibe filmes e documentários em DVD sobre a capoeira e aspectos da história e da cultura baiana. Depois da projeção é realizada uma roda-de-samba tradicional com o Grupo Botequim, que co-realiza o evento.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.