Broncas do Rafa – Novo site do Correio*

No dia 23 de maio, os internautas que tentaram acessar o site do Correio* tiveram uma surpresa. A página eletrônica exibia um relógio digital com a contagem regressiva para o lançamento do novo site do jornal da Rede Bahia. As novidades não se restringem ao visual, mas a uma maior interatividade com os leitores-internautas, através da seção “Vc no Correio”.

Imagem: Reprodução / Internet (26/05/2010)
Novo site do Correio* já com ajustes, após o lançamento

Apesar de estar com uma aparência mais leve, o site desenvolvido pela Malagueta Interativa, na verdade, ficou um pouco mais pesado. O que aumenta o tempo de espera para que a página carregue por completo, principalmente em conexões mais lentas.

Confesso que não gostei do visual. Para começar, achei desnecessário o fundo em tom de cyan no menu dinâmico horizontal. Ponto negativo, também, para o espaçamento entre linhas e a fonte Times que dificultam a leitura. Outro problema acontece com a utilização de cores claras como cyan, azul piscina, amarelo e verde. Não dá legibilidade. Onde já se viu utilizar fontes amarelas em um fundo bege?

Imagem: Reprodução / Internet  (25/05/2010)
Lista de notícias do novo site do Correio* O espaçamento entre linhas poderia ser maior

No dia do lançamento o site se apresentou com muitos boxes de publicidade espalhados pela página e que poderiam, facilmente, ser confundidos com o conteúdo editorial do jornal. Outro erro que ainda não foi solucionado é o redimensionamento de fotos. Algumas acabam sendo esticadas e distorcidas para preencher os espaços.

Imagem: Reprodução /Internet (24/05/2010)
Tela do novo site do Correio*, lançado em 24 de maio

Acho que falta uma melhor identificação gráfica ao topo do site. A inovação de colocar a logo do jornal navegando na pagina não dá certo a depender do tamanho da tela do internauta. Em monitores de 14 polegadas, por exemplo, o site fica deformado.

Mas vale ressaltar o esforço do editor multimídia do jornal Gustavo Accioly em oferecer um produto diferenciado ao mercado baiano. O destaque positivo desta nova fase do site do Correio* é a participação ativamente dos leitores, que ganharam um espaço personalizado na seção “Vc no Correio”. Agora é possível se cadastrar e enviar matérias, vídeos, fotos e sugestões de pauta.

Há também uma seção com as notícias mais recentes, as mais comentadas, as mais lidas e as enviadas pelos internautas.

Os blogs e as colunas de opinião ganharam mais destaque se revezando na página inicial. O WordPress foi à plataforma escolhida para gerenciamento do conteúdo dos blogs. Alguns, inclusive, estão com layout caprichado como é o caso do Ora Bolas, assinado por Clara Albuquerque; o Por aí de Bruno Menezez; o Pop head, de Hagamenon Brito; Confraria, de Ivan Dias Marques e o Página ímpar, do meu mestre Paulo Leandro.

Feio ficaram os blogs do jornalista Osmar Martins, o Marrom, que usa e abusa do tom que lhe rendeu o apelido e o Moqueca de Fatos, de Alexandre Lyrio, que cria uma “sopa de letrinhas” no seu topo. Mas, precisam de uma atualização constante.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.

One thought on “Broncas do Rafa – Novo site do Correio*

  • 04/06/2010 em 14:42
    Permalink

    bacana a crítica… Vc está certo em relação a tipologia e o uso das cores.

Fechado para comentários.