Ciclo de Cinema e Filosofia debate o filme Adeus, Lênin

O filme Adeus, Lênin (Good bye, Lênin!), do diretor Wolfganger Becker, será exibido nesta quarta-feira (17), às 17h, na programação do Ciclo de Cinema e Contemporaneidade, no espaço cultural da Livraria LDM, em Salvador. Em seguida, o doutor em Filosofia Política e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Crisóstomo de Souza, realiza a palestra O ideal real.

O antigo Ciclo de Cinema e Filosofia, agora Ciclo de Cinema e Contemporaneidade, através de sessões de filmes clássicos e contemporâneos, busca estabelecer um diálogo sobre questões filosóficas, políticas, sociais, éticas e culturais, explorando a diversidade de abordagens teóricas.

Adeus, Lênin – O longa-metragem de 2003, conta a história da queda do muro de Berlin, na Alemanha, a através do drama de Alexander. O jovem se sente culpado pelo ataque cardíaco que a mãe, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, teve ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.

Serviço:

O quê: Ciclo de Cinema e Contemporaneidade ano IV

Onde: Livraria LDM (Rua Direita da Piedade, 22, Centro)

Quando: Quarta-feira (dia 17/11), às 17h

Quanto: Gratuito

Informações: (71) 2101-8007 / eventos@livrariamulticampi.com.br