Seminário apresenta boas práticas de saúde e segurança do trabalho na indústria química nesta sexta-feira (17)

Difundir as melhores práticas de Saúde e Segurança do Trabalho na indústria química nacional é o objetivo do seminário que reunirá especialistas na área, nesta sexta-feira (dia 17), às 14h, no Senai – Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador. O evento gratuito é promovido pela Frente Parlamentar da Química e antecede as comemorações ao Dia Nacional da Química (18/06) e deverá reunir especialistas, acadêmicos, executivos e demais interessados nesta área tão relevante para a vida e para a economia brasileira – no Brasil, o setor químico é o quarto em importância na formação do PIB Industrial.

“Saúde e segurança no trabalho é um direito imprescindível à classe trabalhadora visando garantir a sobrevivência desta e de futuras gerações com qualidade de vida”, ressalta a Deputada Federal Moema Gramacho, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química.

Dentre os temas que serão abordados está o Programa de Atuação Responsável® da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), uma das apoiadoras do evento. “Este evento representa uma oportunidade ímpar de discutir temas essenciais para o setor e de disseminar os conceitos do Programa Atuação Responsável®, especialmente no âmbito da promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores”, afirma Fernando Figueiredo, presidente-Executivo da Abiquim.

A programação do seminário inclui ainda a apresentação de Martim Afonso Penna, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a apresentação de cases de sucesso com Roberto Garcia, diretor Industrial da Cristal Pigmentos, sobre Cultura em Segurança do Trabalho; Lucy Helena Silva de Jesus, especialista de SSMA da Braskem, sobre o SEMPRE – Sistema de gestão de SSMA da empresa; e Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, sobre Gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari.

O evento conta, ainda, com o apoio da Associação Brasileira de Biotecnlogia Industrial (ABBI), Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos (Sinpeq) e do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes (Sinprifert).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail treinamento@coficpolo.com.br ou seguranca@coficpolo.com.br, mas as vagas são limitadas.

Programação

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura – Armando Costa, superintendente do Sesi, Mauro Pereira, superintendente geral do Cofic e Fernando Figueiredo, presidente-Executivo da Abiquim

14h15 – Apresentação da deputada federal Moema Gramacho – Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química

14h30 – Apresentação de José Pinheiro, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro do Estado da Bahia, sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho

15h – Apresentação de Martim Afonso Penna, diretor-executivo da Abiclor, sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM)

15h20 – Apresentação de case com Roberto Garcia, diretor Industrial da Cristal Pigmentos, sobre Cultura em Segurança do Trabalho; Lucy Helena Silva de Jesus, especialista de SSMA da Braskem, sobre o SEMPRE – Sistema de gestão de SSMA Braskem; e Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, sobre Gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari

16h – Encerramento

Serviço:

Evento: Seminário Saúde e Segurança do Trabalho

Data: sexta-feira, dia 17 de junho

Horário: 14h

Local: Auditório 4 do Senai – Cimatec 3 (Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã)

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.