Paciente psiquiátrico atendido em hospital dia tem 75% de chances de não ser reinternado

Palestra gratuita sobre serviços de residência terapêutica e do hospital dia psiquiátrico será realizado, na quarta-feira (02/08), às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, no bairro de Pituaçu, em Salvador

Psicólogo Ueliton Pereira e acompanhante terapêutica Isabel Castelo Branco (Fotos: Divulgação)

 
 
Reestabelecer os vínculos sociais e familiares de pacientes com transtornos mentais tem sido um dos objetivos dos tratamentos desenvolvidos em hospitais dia psiquiátricos e residências terapêuticas. Segundo o psicólogo Ueliton Pereira, coordenador do Holiste Dia, 75% dos pacientes atendidos nesta modalidade não precisam de reinternação. O especialista, junto com a acompanhante Terapêutica Isabel Castelo Branco, serão os palestrantes do próximo Encontros Holiste, que irá abordar a diferença entre os dois serviços. O evento gratuito será realizado no próximo dia 02/08 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, no bairro de Pituaçu. As vagas são limitadas e os interessados precisam se inscrever pelo site holiste.com.br/encontros-holiste.
“O Holiste Dia é um serviço multidisciplinar que promove o resgate da autonomia do paciente, através da realização de grupos e oficinas terapêuticas que favorecem sua adesão ao tratamento”, explica Pereira. “Trabalhamos para manter o paciente psiquicamente estabilizado e inserido na família e na sociedade”, garante o psicólogo, que abordará o tema Hospital Dia Psiquiátrico: para quê e para quem.
Já Isabel Castelo Branco, que é coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste, irá falar sobre o tema Residência Terapêutica: um espaço singular de moradia assistida. O serviço de Residência Terapêutica da Holiste foi inaugurado em 2016 e oferece um espaço de moradia para portadores de doenças mentais crônicas.
Trata-se de um trabalho psicossocial, que atua de forma conjunta ao acompanhamento psiquiátrico e objetiva manter a estabilidade psíquica dos pacientes. “Dessa forma, é possível melhorar sua qualidade de vida, ampliar sua autonomia, sua capacidade de adaptação e convivência social, auxiliando na reconstrução e preservação dos vínculos familiares”, esclarece Isabel.
 
SERVIÇO
Evento: Encontros Holiste
Palestrantes: Ueliton Pereira, psicólogo e coordenador do Holiste Dia (Tema: Hospital Dia Psiquiátrico: para quê e para quem) e Isabel Castelo Branco, acompanhante Terapêutica e coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste (Tema Residência Terapêutica: um espaço singular de moradia assistida).
Data: Quarta-feira, dia 02/08
Horário: às 19h
Local: Auditório da Clínica Holiste (Rua Marquez de Queluz, 323, Pituaçu)
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://holiste.com.br/encontros-holiste.
 
Holiste nas redes sociais
www.facebook.com/holistepsiquiatria
www.twitter.com/holistebr
www.youtube.com/c/HolistePsiquiatria