Galeria Acbeu recebe a instalação Overlook da artista visual Andrea May

Ruídos servem de inspiração para a instalação Overlook da artista visual e sonora Andrea May, que fica em cartaz até o dia 19 de maio, na Galeria Acbeu, no Corredor da Vitória, em Salvador. A mostra, com curadoria de Raoni Gondim, é uma instalação embasada no ‘conceito refuse’ – reutilização de descartados –, a partir da coleta e tratamento de materiais diversos, reorganizados por questões estéticas, onde é levado em consideração o consumo ideológico. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 20h.

Overlook, que em Português, significa olhar por cima, integra a pesquisa da artista para o aprofundamento do tema Ruídos no Percurso: uma tradução intersemiótica em processos artísticos na estética do ruído, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Nos desenhos aéreos, vistos de cima, há formações de pertencimento e caos; excesso e precariedade; lixo e poesia visual. A Terra e seus ruídos”, explica Andrea. A obra parte do fluxo e refluxo dos resíduos, das práticas acumulativas e outros paradigmas, tais como a efemeridade das coisas. “Estados de instabilidade retratados através de sistemas entrópicos”, finaliza Andrea May. Os fragmentos destas paisagens propostas são sedimentados por meio de ações performáticas como o noise turntablism (arte de criar efeitos sonoros com discos de vinil) que acontecerá na noite da abertura.

Sobre a artista

A brasileira-espanhola, Andrea May é uma artista multimídia, curadora independente e ativista cultural, que vem desenvolvendo conceitos de múltiplas expressões e conexões, na sua maioria fundamentada na colaboração coletiva e na investigação dos processos criativos da arte. Graduou-se em 1988, no curso de Artes Plásticas pela UFBA, seguindo para a Alemanha onde estudou como bolsista multiplicador do Goethe-Institut. Atualmente residindo em Salvador, dedica-se ao seu projeto solo “iPodrido”; à vídeo performance (vjing) e parcerias com Junix 11 no AMNIX Studio Art. Assinando também como May aka Happy Downlady (HD), pesquisa estéticas e técnicas para seu trabalho autoral, a exemplo de infogravuras, ilustrações, projeções e instalações.
 
Serviço: 
O quê: Exposição Overlook, da artista visual Andrea May
Quando: abertura sexta-feira, dia 20 de abril, das 19h às 22h; visitação de 23 de abril a 19 de maio, de segunda a sexta, das 14h às 20h.
Onde: Galeria Acbeu (Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória)
Informações: (71) 3444-4411 – www.acbeubahia.org.br