Filme sobre a história de Santa Dulce dos Pobres estreia na Netflix

O filme Irmã Dulce, que conta a história de amor, fé e solidariedade de Santa Dulce dos Pobres, estreia na plataforma de streaming Netflix a partir deste sábado (dia 15). Considerada uma das mais belas histórias de amor ao próximo já contadas em um filme, Irmã Dulce é o primeiro longa-metragem sobre a trajetória da freira baiana que dedicou sua vida aos pobres e doentes.

Mesmo com a saúde frágil, Santa Dulce dos Pobres fundou em 1959 uma das maiores instituições filantrópicas do país, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A instituição, um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, realiza atualmente 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, em 40 especialidades médicas, além de oferecer ensino em tempo integral do 1º ao 9º ano (Ensino Fundamental I e II) para 787 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ensino profissionalizante e acesso à arte-educação.

O filme Irmã Dulce chegou as telas de cinema de todo o Brasil em 2014, sob a direção do cineasta Vicente Amorim. A cinebiografia foi gravada em Salvador reproduz momentos emblemáticos da vida da religiosa, a exemplo da fundação das Obras Sociais Irmã Dulce; o acidente entre um ônibus e um bonde em que a religiosa salvou 12 pessoas e o encontro com o Papa João Paulo II, em 1980, quando a Mãe dos Pobres foi aplaudida por uma multidão.

No longa-metragem, as atrizes Sophia Brachmans, Bianca Comparato e Regina Braga dão vida à personagem principal. Artistas como Glória Pires, Irene Ravache, Zezé Polessa, Paulo Gracindo Júnior, Fábio Lago e Amaurih Oliveira também integram o elenco. O longa-metragem é assinado por Iafa Britz, com roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão. O filme Irmã Dulce é uma produção da Migdal Filmes, com distribuição da Downtown Filmes e da Paris Filmes, com coprodução da Globo Filmes, da Paramount e do Telecine.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.