Roberto Mendes faz live com clássicos do samba chula no MPB em Movimento

O cantor, compositor e pesquisador Roberto Mendes apresenta clássicos do samba chula em live no projeto MPB em Movimento neste fim de semana. O músico, que é um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do recôncavo baiano e de Santo Amaro, principalmente do samba chula, se apresenta ao lado do filho, João Mendes, num duo de violões. A live musical será transmitida neste sábado (dia 22), às 20h, pelos canais MPB Play e do artista no YouTube.

Há mais de três décadas Roberto Mendes se dedica a pesquisar o samba chula, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo baiano, considerado patrimônio imaterial do estado. O músico santamarense, em quatro décadas de carreira, já teve composições suas gravadas por nomes como: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, entre outros.

O MPB em Movimento é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo. Em duas décadas integrando o programa Petrobras Cultural o projeto, que anteriormente se chamava MPB Petrobras, já levou a diversas cidades do nordeste grandes nomes da Música Popular Brasileira em mais de 500 shows, 20 cidades percorridas e mais de 1 milhão de espectadores nas apresentações. Agora em formato digital, os shows passam a atingir todo o Brasil. 

Na primeira etapa do projeto, que foi interrompida pela pandemia do coronavírus, Mariene de Castro se apresentou na Concha Acústica, em Salvador, com show de abertura da banda ABC do Samba. Já nas cidades de Manaus, Recife, Fortaleza e Natal o cantor João Bosco cantou seus principais sucessos num show intimista. Nestas cidades, os artistas Nicolas Jr (AM), Ganga Barreto (PE), Jota (CE) e Lene Macedo (RN) fizeram os shows de abertura. Para a retomada digital, o projeto MPB em Movimento mantém a essência de conectar através da transmissão de lives musicais um artista local e uma atração nacional.

Serviço: 

O quê: Roberto Mendes, no projeto MPB em Movimento

Quando: neste sábado (dia 22), às 20h

Onde: nos canais MPB Play e Roberto Mendes no YouTube

Mais informações: www.mpbemmovimento.com.br