Drag queen Janú Sebas será a atração da live junina do projeto Alimento da Alma

A drag queen baiana Janú Sebas será a atração da live junina do projeto Alimento da Alma, iniciativa de ocupação gastrocultural do Café-Teatro Nilda Spencer, em Salvador. A performance inspirada nos festejos juninos acontece, neste sábado (dia 19), às 17h30, no canal do Café-Teatro Nilda Spencer no YouTube. A transmissão do evento contará com intérprete de Libras.

A drag queen Janú Sebas é interpretada há 5 anos pelo bancário Diogo Watenabe, de 41 anos. “A drag nasceu através de um convite para fazer um espetáculo teatral, O Cordel de Maria CinDRAGrela, uma peça infantil que recria a história de Cinderela no sertão nordestino. Para compor o elenco precisava ser uma drag queen e aí eu recebi o convite, apesar de não ser uma drag na época. A personagem que eu fiz nesse espetáculo se chamava Januária e por isso o nome da minha drag é Januária Sebastiana. Janú nasceu por conta desse espetáculo e apesar do término da peça a drag continua”, explica.

Na apresentação deste sábado, Janú Sebas promete contar um pouco sobre sua história, falar sobre a cena drag de Salvador, sua ligação com as festas juninas e com os artistas representantes da cultura nordestina. O bate-papo será intercalado com performances da artista, interpretando algumas músicas que fazem parte do universo do junino. “A gente vai tentar recriar um pouco da festa junina dentro de um apartamento, com direito até a brincadeira de correio amoroso através desta live”, garante.

O projeto Alimento da Alma foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador. A ideia original do projeto Alimento da Alma seria promover encontros presenciais, mas por conta da pandemia, precisou se adaptar aos novos tempos, com apresentações feitas de forma virtual.

O objetivo do projeto é que artistas apresentem a cultura culinária de várias regiões do país. “Eu fui a escolhida para representar a gastronomia do nordestina e a cena LGBT da Bahia, por isso aceitei esse convite com muito carinho”, revela Janú Sebas. Essa vai ser a primeira live que a artista drag queen participa nesta pandemia. “Eu sou uma artista muito do público, do calor humano”, confidencia Janú sobre a falta que sente das apresentações com plateia.

Serviço:

O quê: drag queen Janú Sebas será a atração da live junina do projeto Alimento da Alma

Quando: sábado (dia 19), às 17h30

Onde: canal do Café-Teatro Nilda Spencer no YouTube

Quanto: gratuito