Em processo de ampliação e restauro, Museu do Ipiranga inaugura Observatório da Obra

Enquanto a ampliação e o restauro do Museu do Ipiranga, em São Paulo, não são concluídos, o público poderá acompanhar o avanço das obras do Edifício-Monumento no observatório que será aberto à visitação neste sábado (dia 26), na capital paulista. Com acesso gratuito, o Observatório da Obra funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Por conta da pandemia, a visitação acontecerá sob agendamento prévio, que deve ser feito pelo site Sympla, a partir desta quinta-feira (dia 24). A entrada para o mirante deve ser feita exclusivamente pelo portão da Rua Xavier de Almeida.

Observatório da Obra é um pavilhão de dois andares e 60m², localizado no mezanino do Parque Independência, que oferece vista para o edifício do Museu. No primeiro piso, TVs exibem os seis vídeos da série Diário da Obra, mostrando aos visitantes todos os avanços do projeto de recuperação do Museu desde o início até o estágio atual da obra. Do mirante, no segundo piso do Observatório, os visitantes têm uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver as ações de ampliação e construção da nova entrada do Museu do Ipiranga. A visita inclui, ainda, uma área externa dedicada a painéis que abordam os marcos da obra e todo processo construtivo realizado na obra.

Todo o espaço do pavilhão, assim como o conteúdo exposto, será completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de Libras e dispositivos de audiodescrição. A proposta reflete a política do Novo Museu do Ipiranga, que pretende ter mecanismos de acessibilidade para as diferentes necessidades especiais dos visitantes. A inauguração Novo Museu do Ipiranga, que está sob a administrado da Universidade de São Paulo (USP) desde 1963, está marcada para setembro de 2022, durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga teve obras de restauro, ampliação e modernização iniciadas em outubro de 2019, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Drive thru solidário

No mesmo dia da inauguração do Observatório da Obra, o Museu do Ipiranga, o Sesc São Paulo e o Senac promovem entre 9h e 17h, um Drive-Thru Solidário para coleta de alimentos não perecíveis destinados à doação, com entrega em esquema de comboio, pela Rua dos Patriotas, em frente à entrada para o Jardim do Museu. Dentro da Ação Urgente contra a Fome, a iniciativa do programa Mesa Brasil disponibilizará uma tenda para coleta de doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, como arroz, feijão, leite em pó e enlatados. Funcionários do Museu e do Sesc estarão à disposição para receber as doações. Para participar, use máscara.

Serviço:

O quê: Observatório da Obra do Novo Museu do Ipiranga

Quando: abertura sábado dia 26 de junho. Visitação de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h, mediante agendamento prévio no site Sympla

Quanto: Ingresso gratuito

Onde: acesso pelo portão da Rua Xavier de Almeida (acesso pelo Parque está em obras)


O quê: Drive-thru Solidário – Coleta de doações no Museu do Ipiranga para o Mesa Brasil Sesc

Quando: sábado (dia 26), das 9h às 17h

Onde: Rua dos Patriotas, 100 (portão de entrada para o Jardim do Museu)