Fundador da Embraer lança livro com lições sobre empreendedorismo e inovação

Fundador da Embraer, maior empresa de fabricação de aviões e jatos comerciais do Brasil, o empresário Ozires Silva acaba de lançar o livro Rotas para o Empreendedorismo. A publicação da Editora Letramento, que já está disponível para venda nas principais lojas on-line e livrarias do país, faz parte das comemorações pelos 90 anos do autor completados em 2021. Adaptação da obra original, intitulada Cartas a um Jovem Empreendedor, o livro faz uma relevante exposição sobre empreendedorismo e inovação, com segredos e virtudes para superar os desafios que definem o sucesso em qualquer empreitada e os passos necessários para criar e manter um empreendimento.

Em suas 150 páginas Rotas para o Empreendedorismo aborda ainda a trajetória profissional de Ozires Silva, presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, que integra a Ages, instituição de ensino superior que reúne aproximadamente 5,6 mil alunos distribuídos em seis municípios da Bahia e Sergipe. O prefácio da obra tem assinatura de Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima, uma das maiores organizações educacionais particulares do país, além de Daniel Castanho e Maurício Escobar, respectivamente presidente e Membro do Conselho de Administração da companhia. 

De acordo com Ozires Silva, Rotas para o Empreendedorismo tem o objetivo de entusiasmar e mostrar para quem já tem um negócio ou pensa em ser empreendedor que é possível vencer os desafios. “Cada um tem uma ideia de fazer algo, mas em geral não dá prosseguimento. O livro dá uma ideia completa sobre o que foi criar uma das grandes fabricantes de aviões do mundo. Através dessa obra, de leitura extremamente rápida, o leitor vai poder enxergar que empreender e inovar é difícil, mas não tanto quanto colocamos na cabeça. Por isso, minha mensagem é de que é possível desejar algo que hoje parece inatingível”, ressalta o empresário.

Ozires Silva é autor de outros cinco livros: Nas asas da educação: a trajetória da Embraer, Cartas a um jovem empreendedor – realize seu sonho: vale a pena, A decolagem de um sonho: a história da criação da Embraer e Etanol: a revolução verde e amarela. Em 2011, foi lançada sua biografia intitulada Um líder da inovação: biografia do criador da Embraer. A história de Ozires começou no dia 8 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Ele é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde começou a dar os primeiros passos na aviação até chegar em 1969, quando comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer, empresa que presidiu até 1986. O empreendedor tem passagens de sucesso como presidente de empresas como a Petrobras e foi Ministro da Infraestrutura.

Em abril de 2021, Ozires Silva se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais relevantes honrarias internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. A comenda foi criada em 1929 com o objetivo de reconhecer as personalidades que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história e por isso são notáveis no setor. A nomeação foi realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos. 

Na Ânima Educação, a Trajetória do Dr. Ozires, como é chamado, teve início em 2008, quando assumiu a reitoria da Unimonte, na cidade paulista de Santos (hoje chamada de São Judas Campus Unimonte). Ozires Silva foi o líder máximo da instituição até outubro de 2018 quando passou a ser Chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo. Atualmente, Dr. Ozires Silva ocupa a posição de presidente do Conselho Estratégico da Ânima e é Patrono dos cursos de Engenharia e de Aviação nas instituições de ensino da organização educacional em todo país.