Cantora Anastácia recebe homenagem em live com Zeca Baleiro e Mariana Aydar

A cantora e compositora pernambucana Anastácia será a grande atração do Arraiá UBC, promovido pela União Brasileira dos Compositores (UBC), nesta quarta-feira (dia 30), às 19h30, no canal da UBC no YouTube. Durante a live, Anastácia, que é considerada a “Rainha do Forró”, será a homenageada do Troféu Tradições, que em sua primeira edição busca reconhecer e dar visibilidade ao trabalho das mulheres compositoras. O show do Arraiá UBC irá celebrar a trajetória musical de Anastácia e contará com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho.

O local escolhido para a realização da homenagem foi o Canto da Ema, tradicional reduto do forró em São Paulo. “O Troféu Tradições é uma forma da UBC valorizar os movimentos regionais. O Brasil é um país continental e a cultura regional precisa ser valorizada por sua natureza e potencialidade que muitas vezes extrapolam os limites geográficos. A música brasileira não tem limites”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor Executivo da UBC.

No palco não faltarão sucessos como Xote da Gameleira, Canção pra Bob Marley, Cheguei pra ficar, Contratao de separação, O amor de Zabelê, Doce cachaça, Saudade matadeira, Tenho sede/ Eu quero um xodó, entre outros. Somente com Dominguinhos, seu parceiro por longos anos, Anastácia escreveu mais de 250 canções, entre elas Eu só quero um xodó e Eu tenho sede.

Ao todo, Anastácia coleciona mais de 600 composições registradas. A artista foi ainda indicada ao Grammy, na categoria Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, no ano de 2018. a artista concorreu com o álbum Daquele Jeito, onde faz duetos especiais com artistas como Raimundo Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro.

Também em 2018, Anastácia realizou um show especial celebrando seus 80 anos que será lançado em formato de álbum. Em 2020, graças ao incentivo e produção da própria neta, Carolina Albuquerque, a compositora lançou DVD ao vivo comemorando seus 80 anos com vasto repertório e participações especiais.

Nascida no Recife, como Lucinete Ferreira, Anastácia chega aos seus 80 anos com vitalidade e voz impecável. Cantando profissionalmente há pelo menos 65 anos, a artista já conta com composições gravadas por grandes nomes da música brasileira como: Gal Costa, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Luiz Gonzaga. Para quem deseja conhecer mais a artista, parte de seu acervo agora está disponível nas plataformas digitais, desde o sucesso “Vamos Xamegá”, de 1972.

Serviço:

O quê: Arraiá UBC em homenagem à Anastácia

Quando: quarta-feira (dia 30), às 19h30

Onde: no canal da UBC no YouTube

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.