Julho das Pretas debate ligações entre história da escravidão e literatura de mulheres negras

Interfaces contemporâneas entre história da escravidão e literatura de mulheres negras. Esse é um dos temas que estarão em debate na programação do Julho das Pretas, nesta quarta-feira (dia 14). Participam do debate a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz, autora do romance Água de barrela e a doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora Adjunta do Instituto de Letras da UFBA, Denise Carrascosa. O evento terá mediação da doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Luciana da Cruz Brito. O debate será transmitido às 19h, pelo canal da TV UFRB no YouTube.

Este ano, o Julho das Pretas tem com o tema Para o Brasil genocida Mulheres Negras apontam a solução. A 9ª edição da ação tem como finalidade denunciar as diversas formas de genocídio da população negra e mostrar como as mulheres negras têm se organizado em todas as esferas da sociedade, apontando soluções para o país, a partir da luta antirracista, antipatriarcal e pelo bem viver. Até o dia 31 estão previstas 322 atividades em todo o Brasil, que estão sendo realizadas por grupos, coletivos, associações e instituições acadêmicas e religiosas, sempre sob o protagonismo de mulheres negras.

Ainda por conta da pandemia, as atividades do Julho das Pretas, acontecem em formato digital e podem ser conferidas no site Instituto Odara, e diariamente na página no Instagram @julho_das_pretas. Entre as diversas temáticas que serão abordadas pelas mulheres no Julho das Pretas estão temas como: participação política, violências, segurança digital, espiritualidade, protagonismo das mulheres na academia, marketing, saúde mental, empreendedorismo, dentre outros. Confira aqui a programação completa da 9ª Edição do Julho das Pretas.

Serviço:

O quê: 9ª Edição do Julho das Pretas – Debate Interfaces contemporâneas entre história da escravidão e literatura de mulheres negras

Quando: quarta-feira, dia 14 de julho, às 19h

Onde: No canal da TV UFRB no YouTube

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de rádio e TV, tem experiência com web jornalismo e há 12 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.