Exposição fotográfica em Salvador alerta sobre a importância do aleitamento materno

Uma exposição fotográfica em Salvador marca o Agosto Dourado, campanha que alerta sobre a importância de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A ação é uma iniciativa do Salvador Shopping em parceria com A Mama (Assessoria em Amamentação e Assistência Materno Infantil). As imagens produzidas pelo fotógrafo Roberto Abreu retratam mulheres lactantes com seus filhos de 3 meses a 4 anos e que contam suas trajetórias de amamentação para que a sociedade possa refletir sobre sua participação na proteção à amamentação, tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno este ano.

A campanha visa chamar atenção para a amamentação como uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. Inclusive, a cor dourada refere-se ao padrão ouro de qualidade do leite humano. A exposição pode ser visitada gratuitamente de 12 a 29 de agosto, no piso L1 do centro de compras baiano, de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 21h.

Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a campanha Agosto Dourado ressalta a importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças. Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, no entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida.

Desde 2012, A Mama promove a Hora do Mamaço na capital baiana, que durante as edições contou com o apoio do Salvador Shopping. Porém, em tempos de pandemia, o Mamaço passou a ter versão on-line em 2020 e 2021, mas para não deixar de aderir ao movimento, a organizadora Tarsila Leão propôs ao empreendimento, lançar a mostra fotográfica em alusão à data.