Três museus de Salvador reabrem à visitação pública

Fechados há um ano e meio, devido à pandemia, os museus de Arte da Bahia (MAB), de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e o Palacete das Artes, em Salvador, reabrem à visitação pública, nesta terça-feira (dia 17). Os espaços culturais administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), voltam a abrir suas portas agora em virtude da flexibilização das atividades determinada pelas autoridades públicas municipal e estadual.

A reabertura acontece no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado neste 17 de agosto. Os museus terão horários de funcionamento diferenciados e continuarão seguindo as regras de prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social e limitação do número de visitantes. A visitação ao MAB acontece de terça a sábado, das 12h às 18h, no MAM-BA ocorre de terça a sábado, das 13h30 às 17h30; e no Palacete das Artes, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

No interior, o Museu do Recolhimento dos Humildes e o Parque Histórico Castro Alves voltam a funcionar na quinta-feira (dia 19). Os museus Tempostal e Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizados no Pelourinho, seguem fechados para readequação dos espaços até setembro, com programação especial comemorativa para a Primavera dos Museus. O Centro Cultural Solar Ferrão está em obras de revitalização e retornará em data a ser anunciada em breve.

“Estou muito feliz em chegarmos nessa fase de reabertura dos museus, depois de tantas limitações e perdas. Chegamos neste dia tão esperado e desejado por nós ao voltarmos a oferecer arte e viver a arte. Os museus estão de braços abertos esperando pelos seus visitantes, que são os responsáveis por dar vida aos equipamentos, que são a verdadeira razão deles existirem”, afirmou diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.

Desde o início do isolamento social, os museus do Ipac têm desenvolvido ações nas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos e atividades, além da comunicação com o público. Foram realizadas centenas de ações, a exemplos de lives, exposições e oficinas, sempre com temas ligados ao patrimônio artístico e cultural do estado. Com a reabertura, os museus passarão, dentro dos protocolos de segurança, a receber o público também para acompanhar a agenda educativa.

Serviço:

Onde: Museu de Arte da Bahia – MAB (Corredor da Vitória, 2.340)

Quando: de terça a sábado, das 12h às 18h


Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA (Av. Lafayete Coutinho, conhecida como “Av. Contorno”, s/n, Comércio)

Quando: de terça a sábado, das 13h30 às 17h30


Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça)

Quando: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h