Festival de hambúrguer movimenta 10 estados brasileiros e o Distrito Federal

Salvador volta a sediar o Burger Fest, festival de hambúrgueres que irá movimentar simultaneamente 10 estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre 1º e 30 de novembro, a 16ª edição do evento promoverá a cultura do burger de qualidade no formato presencial, delivery e take out. Durante a ação, chefs e especialistas em hambúrguer vão abusar da criatividade e originalidade para elaborar receitas inéditas do sanduíche, utilizando ingredientes selecionados para garantir ainda mais sabor e uma experiência diferenciada para os burgers lovers.

“Criado para fomentar negócios, inspirações e novas experiências para o público, o festival valoriza ingredientes premium e neste momento visa auxiliar o segmento na recuperação da atividade econômica”, ressalta Claudio Baran, criador do festival, que já ocorre há nove anos. “O Burger Fest se mantém como principal incentivador do cenário atual de casas que servem hambúrgueres em seu melhor momento; nesta edição temos um propósito ainda maior: o apoio à retomada”, completa Baran.

O festival já atingiu a marca de mais de 1,5 milhão de hambúrgueres consumidos, com aproximadamente 1.000 restaurantes espalhados pelo Brasil, gerando um valor de R$ 150 milhões em vendas. A criação e organização do Burger Fest é da Agência KRP que também assina os festivais Brunch Weekend, Sanduweek, Food Delivery Series e Semana do Hambúrguer. Além de Salvador, o Burger Fest acontece este ano nas capitais do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal. Os estabelecimentos participantes podem ser conferidos no site oficial do festival.

Origem

Apesar de estar associado a culinária norte-americana, acredita-se que a origem do hambúrguer pode estar ligada a chegada aos Estado Unidos de imigrantes alemães, vindos do Porto de Hamburgo, na segunda metade do século 19. Esses imigrantes teriam levado para a terra do Tio Sun sua receita de bife de carne moída, que ganhou o nome de hamburg steak, “bife de hamburgo” em inglês. Outras informações dão conta de que o bolinho de carne moída achatado teria sido criado na Asia Ocidental, por tribos Mongóis no século 13.