Morre o maestro Letieres Leite, fundador da Orkestra Rumpilezz

Morreu nesta quarta-feira (dia 27), em Salvador, o maestro, compositor, arranjador e fundador da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, de 61 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do músico baiano, que não revelou a causa da morte e nem informações sobre o sepultamento. Antes de comandar a Orkestra Rumpilezz, iniciativa criada em 2005 que promove educação musical através da sonoridade de instrumentos de percussão e sopro, Letieres Leite, integrou a banda da cantora Ivete Sangalo.

O instrumentista acompanhou outros grandes artistas, como: Elza Soares, Gilberto Gil, Lulu Santos, Elba Ramalho, Hemerto Pascoal, Daniela Mercury, Timbalada, entre outros. O saxofonista atuou na área acadêmica, ensinando na Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leitieres foi fundador também da Academia de Música da Bahia. O músico integrou ainda o Franz Schubert Konservatorium, em Viena, na Áustria e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, lamentou falecimento de Letieres Leite. “Perdemos um gênio da música. Letieres respirava melodias, sonhava com letras e arranjos, se realizava através dos acordes. Nunca parou, nem se acomodou, era uma usina de criação em ebulição. Chocado e absolutamente consternado. Gratidão eterna por tudo que realizou”, afirmou Guerreiro.

Nas redes sociais, o músico Emicida também lamentou a morte de Letieres Leite. “Meu amigo e mestre Letieres Leite, nos deixou hoje. Meu peito está em frangalhos. Olhos cheios de água e uma saudade que a partir de agora, só aumenta”, escreveu o rapper paulista em sua conta no Twitter. Outras autoridades também usaram as redes sociais para lamentar a morte do instrumentista baiano.

https://www.instagram.com/p/CVijFm7JCnS/?utm_medium=copy_link
https://www.instagram.com/p/CVihPN6LeT-/?utm_medium=share_sheet