Exposição na Caixa Cultural Salvador apresenta as primeiras movimentações bancárias femininas

As histórias das primeiras movimentações bancárias femininas da Caixa na Bahia são apresentadas pela exposição Emilianas: Um Conto de Réis, na Caixa Cultural Salvador. Construída a partir de pesquisa do conjunto de documentos artísticos e bancários do acervo da Caixa, a mostra tem curadoria de Dora Maria Galas e poderá ser vista até o dia 22 de fevereiro de 2022. A exposição tem entrada gratuita.

As obras que integram a exposição testemunham o início e a evolução da atividade bancária da Caixa desde 1861, traçando um paralelo com a existência de mulheres que confiaram na instituição e ali depositaram recursos. Emilianas: Um Conto de Réis atesta a participação da instituição bancária na preservação do patrimônio documental e cultural brasileiro, ao expor itens do seu Acervo que se confundem com a própria história do país.

Pintura, gravura, desenho, vídeos e instalações constituem as linguagens artísticas dessa mostra documental. Cada um desses registros apresenta uma singularidade que norteou a seleção dessas obras. Estão representadas histórias como a da baiana que batiza a exposição, Emiliana Maria da Conceição, primeira mulher a abrir uma conta na Caixa, no segundo dia de funcionamento do banco.

Os visitantes também poderão conferir as cadernetas de poupança de Maria Benedita de Siqueira Campello, a primeira mulher casada a abrir uma conta sem a tutela do marido, e a da escrava Elvira, que poupou durante sete anos para comprar sua alforria. As cadernetas de poupança das mulheres escravizadas, que compõe o Acervo Caixa, são reconhecidas pela UNESCO como alguns dos raros documentos oficiais daquele período.

Também estão expostas duas obras de Djanira, reconhecidamente uma das maiores pintoras do país, que foi também trabalhadora rural, cozinheira, pensionista e ambulante. A exposição conta ainda a história do relacionamento de Djanira com a Caixa, iniciado em 1942, quando a artista abriu sua caderneta de poupança. Histórias de mulheres da modernidade também estão presentes, por exemplo, em documentos relacionados às baianas de acarajé, cujo ofício foi recentemente reconhecido como bem cultural de natureza imaterial.

Serviço:

O quê: Exposição Emilianas: Um Conto de Réis

Quando: de terça a domingo, das 9h às 18h

Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador)

Quanto: entrada gratuita

Classificação: Livre

Mais informações: (71) 3421-4200