Instituto Popular do Recôncavo celebra tradições juninas em Bom Jesus dos Pobres

Show de forró, samba de roda, apresentações de quadrilha e roda de conversa marcaram a programação do projeto Tradições Juninas do Recôncavo, realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo, em Bom Jesus dos Pobres, no município de Saubara (BA). O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Saubara, e patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, aconteceu na sexta (dia 17) e no sábado (dia 18).

Na abertura (dia 17), a comunidade se reuniu numa roda de conversa sobre a história e a importância das manifestações tradicionais da cultura popular do Recôncavo Baiano. O bate-papo abordou a relevância dessas manifestações para o impulsionamento do turismo cultural, muito significativo para a Região Nordeste e, principalmente, para a Bahia, assim como são as festas juninas.

Já no dia seguinte (dia 18), a noite foi de arrasta-pé e muito samba de roda, além das apresentações da Quadrilha Junina Girassol do Iguape, do Samba Chula João do Boi e da banda de forró Fura Chinela, tudo isso às margens da Baía de Todos os Santos, em frente a sede do Instituto Popular do Recôncavo (IPR Bahia), em Bom Jesus dos Pobres.

O Recôncavo Baiano é uma das regiões brasileiras de maior influência cultural do país, marcado por diversas manifestações afro culturais que se propagaram por todo o território baiano e brasileiro, confirmando, assim, o importante papel que a região tem na história da Bahia e do Brasil.

Nesse contexto e com o intuito de fortalecer a cultura local e nordestina, a partir da oferta de apresentações juninas, o projeto Tradições Juninas do Recôncavo incentiva o turismo cultural, o sentimento de pertencimento e de possibilitar a apropriação e a preservação da cultura do Recôncavo, assim como o reconhecimento da diversidade de saberes e da identidade cultural de um povo que foi historicamente silenciado.