Projeto Bahia Sagrada apresenta série de concertos gratuitos em igrejas de Salvador

Entre os dias 8 e 17 de julho, será possível visitar cinco das principais igrejas do circuito histórico-cultural de Salvador de um jeito diferente. Neste período, os templos serão palco para concertos que estreiam uma série de ações desenvolvidas pelo projeto Bahia Sagrada. Dez atrações nacionais e locais ocuparão esses espaços com apresentações que vão misturar música instrumental, orquestra e canto coral, em repertórios que vão de Villa-Lobos a Axé Music, passando por rock progressivo.

Os repertórios de todos os concertos dialogam com a cultura baiana e com os espaços das igrejas. “Todos os artistas convidados foram orientados a dar um acento regional à apresentação. Também fizemos pedidos especiais, como a releitura do Hino ao Senhor do Bonfim, que completa 100 anos em 2023. Além do significado religioso que o hino tem para os baianos, ele é bastante representativo do diálogo que a religião estabelece com a cultura. O hino foi gravado no álbum de estreia da Tropicália, em 1968”, explica Rafael Alberto Alves, diretor artístico do projeto. Segundo Alves, o hino será apresentado em pelo menos dois concertos – por um quinteto de cordas com berimbau e na guitarra.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente online pelo site sympla.com/bahiasagrada. Além dos concertos, o projeto prevê ainda reformas e restaurações dos templos, a elaboração de um livro e de um guia enfocando as igrejas como edifícios históricos, a iluminação das talhas de ouro e dos azulejos portugueses da Igreja do Convento de São Francisco, e a criação de museus que apresentam a história desses lugares e suas relações com a própria história de Salvador e de outros municípios baianos. Os concertos são financiados pela Chesf via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e com apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Na Igreja Basílica do Senhor do Bonfim se apresentam o Quinteto da Bahia e o duo Gabriele Leite e Eduardo Gutterres. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se apresentam As Ganhadeiras de Itapuã e o Grupo Ofá. A igreja de São Pedro dos Clérigos recebe o Núcleo de Ópera da Bahia. Na Igreja São Francisco se apresentam o duo André Mehmari e Rafael Cesário, e Chico Brown. Já na Nossa Senhora da Conceição da Praia se apresentam o Coro Juvenil do Neojibá e o Coral Ecumênico da Bahia.

“São igrejas bastante conhecidas, com inegável relevância histórica. Mas queremos levar aos concertos pessoas que não conhecem os locais. Além de também surpreender quem já está acostumado com eles”, explica Camilo Cassoli, diretor geral do projeto. “O fiel que é habituado ao espaço, por exemplo, vai ter um direcionamento diferente do olhar para perceber aspectos artísticos e arquitetônicos que passam despercebidos no dia a dia”, complementa Cassoli.

Para acolher e orientar o público, o projeto vai contratar como monitores jovens do Coral Aponte, atendidos pelo centro Comunitário Monsenhor José Hamilton que está vinculado à Paróquia da Ascenção do Senhor. Todos são alunos da Escola Estadual Bolívar Santana, que fica no Centro Administrativo da Bahia.  Responsável pela Pastoral do Turismo de Salvador e consultor do projeto, Padre Manoel Oliveira acredita que as ações “contribuem para o fortalecimento do nosso turismo religioso, inclusive desfazendo o preconceito de que cultura e religião são incompatíveis. Trata-se de um projeto musical, com nuances de outras denominações religiosas, em templos católicos tombados pelo patrimônio histórico nacional”, destaca.

Outra iniciativa dos concertos Bahia Sagrada é a realização de ações formativas para professores e alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de Salvador. Mais de 300 pessoas irão participar de palestras com o historiador Rafael Dantas e com o maestro Ângelo Rafael sobre questões históricas e sensibilização musical a partir do repertório dos concertos e da arquitetura das igrejas que acolhem o projeto.

Programação completa da série de concertos Bahia Sagrada:

Sexta-feira, dia 8 de julho, às 19h – Quinteto da Bahia na Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Sábado, dia 9 de julho, às 16h – As Ganhadeiras de Itapuã na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Sábado, dia 9 de julho, às 18h –  Grupo Ofá convida Rum Alagbê na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Domingo, dia 10 de julho, às 16h –  Núcleo de Ópera da Bahia na Igreja São Pedro dos Clérigos

Domingo, dia 10 de julho, às 17h30 – Ivan Sacerdote e Felipe Guedes na Igreja São Francisco

Sexta-feira, dia 15 de julho, às 19h –  Gabriele Leite e Edu Gutterrez na Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Sábado, dia 16 de julho, às 17h30 – André Mehmari e Rafael Cesário na Igreja São Francisco

Sábado, dia 16 de julho, às 19h30 – Chico Brown na Igreja São Francisco­


Serviço:

O quê: Série de concertos do projeto Bahia Sagrada

Quando: de 8 a 17 de julho

Onde: Igreja Basílica do Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Quanto: ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente online pelo site sympla.com/bahiasagrada