Bicentenário da Independência do Brasil terá programação especial no Canal History

A partir de 1º de setembro, o canal History terá uma programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Produções inéditas e especiais, em diferentes formatos e plataformas, irão celebrar umas das mais importantes datas para o país, ao longo de todo o mês de setembro. Os destalhes da programação foram apresentados à imprensa na tarde desta segunda-feira (dia 29), durante coletiva virtual.

A série de quatro episódios B de Brasil, apresentada por Eduardo Bueno, que estreia no dia 7 de setembro, revela o lado B de todo o processo da Independência. Mescla de documentário com entrevistas e dramatização, revela alguns fatos pouco conhecidos sobre personagens e eventos da época. E são tantos os fatos que levaram à proclamação da Independência que, com 24 episódios, a série Dicionário da Independência, em formato curto, traz na forma de abecedário as palavras mais relevantes relacionadas a este evento. As veiculações já começam no dia 1º de setembro.

Já a série Insurgentes, que estreia dia 5 com apresentação de Ricardo Carvalho, destaca a importância, nem sempre lembrada, do Nordeste brasileiro no processo da independência de Portugal. Neste especial são narradas as revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que articularam esses movimentos: a revolta da Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí.

Apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com direção de Bruno Barreto, a série Inventores do Brasil percorre em 13 episódios as biografias de algumas das figuras mais influentes no processo de construção do Brasil, de Dom Pedro II a Tancredo Neves. E em Aqui Tem História, de oito episódios, apresentada e conduzida pelo historiador Thiago Gomide com apoio da jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz, mais curiosidades são reveladas por meio de pontos históricos e sua relação com a Independência, incluindo detalhes da culinária brasileira que remonta aqueles tempos.

“A História é o nosso DNA e o nosso papel é o de sempre apresentar os fatos e os personagens que marcaram a História e nos ajudam a entender o presente. O Bicentenário é uma data importante e todo brasileiro deve celebrá-la. Investimos em novas produções originais de qualidade, para trazer conteúdo informativo e relevante sobre a Independência do Brasil e, assim, tornar o History a mais completa fonte de informação sobre como foi e tudo que aconteceu durante este processo”, afirma Raul Costa Jr., gerente geral do Grupo A+E Networks.

Parceria com o Museu do Ipiranga

Além da programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil disponível em diferentes formatos e plataformas, o canal History firmou uma parceria inédita com o novo Museu do Ipiranga. Para o Salão Nobre do edifício histórico, onde está o recém-restaurado quadro “Independência ou Morte”, também conhecido como “O grito”, de Pedro Américo, o History ofereceu um novo recurso visual: uma tela especial e interativa, que permitirá aos visitantes conhecer mais sobre a história do quadro e seus elementos. A pintura foi finalizada em 1888 e é considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil.

“Com a tela especial, estamos contribuindo para agregar tecnologia ao Museu, oferecendo mais conhecimento. Faz parte do compromisso do History destacar o valor da História brasileira e estamos entusiasmados para definirmos novos projetos em conjunto”, completa Raul Costa Jr. Em mais um momento histórico, na quarta-feira dia 7 de setembro, data de reabertura do museu depois de nove anos fechado para restauração, o History fará a cobertura da cerimônia em suas redes sociais, de forma a amplificar o evento em nível nacional.

YouTube player