Natura Musical inscreve para edital que disponibilizará R$ 6 milhões

Estão abertas as inscrições para o edital Natura Musical 2022 que disponibilizará R$ 6 milhões para projetos musicais. Os interessados devem inscrever seus projetos musicais pelo site edital2022.naturamusical.art.br até às 17h do próximo dia 9 de setembro. Os detalhes podem ser consultados no regulamento do Edital.

Nesta edição, serão distribuídos R$ 2 milhões no Edital Nacional, sendo que 20% serão destinados para projetos da região Amazônica, além dos editais regionais na Bahia (R$ 1 milhão via lei FazCultura), no Pará (R$ 1 milhão via lei Semear), em Minas Gerais (R$ 1 milhão via via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – LEIC) e no Rio Grande do Sul (R$ 1 milhão via lei Pró Cultura).

A novidade do Natura Musical 2022 é a categoria Música Brasileira na América Latina, exclusiva no edital nacional, voltada para artistas que já tenham uma carreira consolidada, com reconhecimento do mercado, crítica e público, para que possam expandir seu alcance, fazendo intercâmbios com artistas da cena latino-americana, fundamentalmente da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

Na categoria Novos Trabalhos, o foco é no fortalecimento de artistas em ascensão e no reconhecimento de trajetórias consolidadas a partir da produção e lançamento de novos trabalhos como álbuns, clipes, shows e turnês. Voltada para a formação de público e com o foco na atividade presencial, a categoria Circulação e Programação Ao Vivo tem como proposta fomentar iniciativas que impactem na formação e desenvolvimento da cena cultural, como festivais, programações de casas de shows, mostras e residências artísticas.

“Esse ano, estamos avançando mais um passo no nosso compromisso de valorização da música brasileira. Continuaremos fomentando a pluralidade do que está sendo produzido artisticamente por aqui e vamos intencionalmente incentivar as experiências ao vivo – sejam turnês, programações, festivais, tão importantes para movimentar a economia da cultura e formar e expandir plateias”, explica Fernanda Paiva, responsável global pela área cultural da marca.

Uma rede de curadores formadas por jornalistas musicais, empreendedores, artistas, produtores e profissionais de diferentes origens e trajetórias no mercado musical irão avaliar os projetos inscritos no Natura Musical, que serão analisados tanto individualmente quanto coletivamente com base nos critérios de relevância musical: a partir da autenticidade de suas linguagens, das narrativas e impacto na cena, da sua capacidade de mobilização, de trazer frescor para a cena, do compromisso com o impacto positivo, além do potencial de conexão com outras redes e públicos.