Trinta e cinco moradores da Ilha de Maré irão participar dos cursos gratuitos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e realizados pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). As aulas teóricas e práticas serão ministradas por um oficial e três suboficiais da Capitania dos Portos, na comunidade de Praia Grande, no período de 11 a 20 de julho, das 8 às 17h. A carga horária da qualificação totaliza 66 horas. Ao final dos cursos os participantes serão certificados em cerimônia de formatura, que será realizada durante o encerramento da ACISO – Ação Cívico-Social, que acontece no próximo dia 23 de julho, em Santana, Ilha de Maré.
O apoio à qualificação dos aquaviários da região é uma das ações previstas pelo Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu. “A qualificação formal gera inclusão e mais oportunidades de trabalho. Os participantes, a partir desta qualificação, poderão atender com segurança a pequenas empresas e empresários que possuem embarcações circulando na Baía de Todos-os-Santos”, ressalta Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia, o Ensino Profissional Marítimo (EPM) tem como principal objetivo o preparo técnico-profissional de pessoal para a Marinha Mercante e atividades correlatas, além do desenvolvimento do conhecimento no domínio da Tecnologia Marítima e das Ciências Náuticas. “Os cursos do EPM contribuem de forma bastante positiva para a profissionalização dos aquaviários, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Os novos profissionais também podem prestar um importante auxílio à Capitania, na tarefa de zelar pela segurança da navegação”, registra o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Pinheiro.
Estimular a retomada da normalidade econômica no país é o objetivo da campanha Anuncie. E deixe a crise pros outros, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). A iniciativa, que no estado tem o apoio do Sinapro-Bahia, conta com três anúncios veiculados por jornais e revistas de forma colaborativa, além de ações digitais.
“Como o que movimenta de fato a economia são os negócios firmados diariamente pelo conjunto das empresas que competem pela preferência dos consumidores, é essencial que elas utilizem os instrumentos que ativam suas vendas, entre os quais a publicidade sempre se destacou”, ressalta Orlando Marques, presidente da ABAP.
As peças da campanha foram produzidas pela Dentsu com a finalidade de destacar que o primeiro passo para voltar à normalidade econômica é que as empresas adotem uma atitude ativa. “A campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as corporações têm para reagir em momentos difíceis, inclusive para aproveitar o fato de que diminui a competição pela atenção dos consumidores”, afirma Gláucio Binder, presidente da Fenapro. Sobre a estratégia criativa da campanha, Mario D’Andrea, presidente da Dentsu Brasil, explica que “as peças desenvolvidas procuram mostrar como a publicidade pode ajudar a enfrentar momentos difíceis e encontrar novos caminhos”.
“Essa é a hora de cuidar da estratégia, sustentar os investimentos em publicidade e ganhar a corrida contra a concorrência. A crise vai passar e as empresas que mantiverem o rumo sairão vencedoras quando a economia retomar sua força”, garante Gustavo Queiroz, presidente do Sinapro-Bahia.
A ABAP e a Fenapro estão entre as muitas entidades empresariais que se mostram confiantes nos novos rumos da economia brasileira e entendem que cabe às empresas, individualmente, estimular essa retomada dos negócios, que tem início justamente com a ação de cada player do mercado, que podem contar com a publicidade como uma das ferramentas mais acessíveis e efetivas para buscar essa ativação no curto prazo.
O publicitário Bruno Cartaxo foi o escolhido para compor a comissão julgadora do Prêmio Jaime Câmara, em Palmas – TO. O diretor de Criação da agência Morya Bahia, integrou a lista tríplice do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) para representar o estado na premiação. Em sua 10ª edição, o Prêmio Jaime Câmara destaca os melhores comerciais de televisão, rádio e jornal, criados e veiculados pelas agências tocantinenses. Na última edição, 156 peças concorrem a premiação promovida pelo Grupo Jaime Câmara (GJC), que reúne 24 veículos de comunicação, sediados nos estados de Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal, como a Rede Anhanguera de Televisão, a rádio CBN Tocantins e o Jornal do Tocantins, entre outros. O julgamento está previsto para ocorrer nesta segunda-feira, dia 20/06.
Difundir as melhores práticas de Saúde e Segurança do Trabalho na indústria química nacional é o objetivo do seminário que reunirá especialistas na área, nesta sexta-feira (dia 17), às 14h, no Senai – Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador. O evento gratuito é promovido pela Frente Parlamentar da Química e antecede as comemorações ao Dia Nacional da Química (18/06) e deverá reunir especialistas, acadêmicos, executivos e demais interessados nesta área tão relevante para a vida e para a economia brasileira – no Brasil, o setor químico é o quarto em importância na formação do PIB Industrial.
“Saúde e segurança no trabalho é um direito imprescindível à classe trabalhadora visando garantir a sobrevivência desta e de futuras gerações com qualidade de vida”, ressalta a Deputada Federal Moema Gramacho, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química.
Dentre os temas que serão abordados está o Programa de Atuação Responsável® da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), uma das apoiadoras do evento. “Este evento representa uma oportunidade ímpar de discutir temas essenciais para o setor e de disseminar os conceitos do Programa Atuação Responsável®, especialmente no âmbito da promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores”, afirma Fernando Figueiredo, presidente-Executivo da Abiquim.
A programação do seminário inclui ainda a apresentação de Martim Afonso Penna, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a apresentação de cases de sucesso com Roberto Garcia, diretor Industrial da Cristal Pigmentos, sobre Cultura em Segurança do Trabalho; Lucy Helena Silva de Jesus, especialista de SSMA da Braskem, sobre o SEMPRE – Sistema de gestão de SSMA da empresa; e Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, sobre Gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari.
O evento conta, ainda, com o apoio da Associação Brasileira de Biotecnlogia Industrial (ABBI), Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos (Sinpeq) e do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes (Sinprifert).
14h – Abertura – Armando Costa, superintendente do Sesi, Mauro Pereira, superintendente geral do Cofic e Fernando Figueiredo, presidente-Executivo da Abiquim
14h15 – Apresentação da deputada federal Moema Gramacho – Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química
14h30 – Apresentação de José Pinheiro, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro do Estado da Bahia, sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho
15h – Apresentação de Martim Afonso Penna, diretor-executivo da Abiclor, sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM)
15h20 – Apresentação de case com Roberto Garcia, diretor Industrial da Cristal Pigmentos, sobre Cultura em Segurança do Trabalho; Lucy Helena Silva de Jesus, especialista de SSMA da Braskem, sobre o SEMPRE – Sistema de gestão de SSMA Braskem; e Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, sobre Gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari
Ampliar o conhecimento sobre legislação e questões socioambientais ligadas a pesca artesanal. Esse é o objetivo da oficina de Multiplicadores em Defesa da Pesca Artesanal, que será realizada, nesta sexta-feira, dia 17/06, para pescadores e marisqueiras da comunidade de Santana, em Ilha de Maré. O treinamento gratuito integra o Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu, e tem parceria com Instituto Maré Global (IMG).
A oficina será ministrada por Milton Sales de Santana, “Seu Naná”, pescador e coordenador Geral da Oficina de Multiplicadores. Essa será a quarta edição das oficinas, que já foram promovidas nas comunidades de Praia Grande, Martelo e Bananeiras, reunindo quase 60 participantes. A quinta e última oficina deste primeiro ciclo está programada para o mês de julho, na comunidade de Botelho.
O casal de jornalistas Carolina Parada e Gusmão Neto serão os próximos entrevistados da edição mini Coletivo Minissaia, nesta sexta-feira (10/06), a partir das 19h, no Boulevard 161, no bairro do Itaigara, em Salvador.
Casados há três anos e pais há um ano, o casal convidado será entrevistado pelas blogueiras Isabela Nascimento (Blog Vitrine Virtual) e Vanessa Ventura (Belicia Blog). Situações comuns vivenciadas nos relacionamentos atuais, os principais desafios de viver a dois, o que muda na vida do casal após o primeiro filho e como manterem-se namorados mesmo com o passar dos anos, são alguns dos tópicos que serão discutidos.
O evento gratuito, feito a convite do shopping Boulevard 161, faz parte da ação “Venha dividir seu amor com a gente” e prevê ainda a apresentação de um show de dança do ventre e sorteios dos restaurantes Caminho de Casa e Top Hals.
Em uma acirrada disputa, o atleta Paul Kipkorir foi o grande vencedor na 5ª etapa da temporada 2016 do Circuito da Longevidade, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros. Em uma manhã ensolarada no Jardim de Alah, em Salvador, na Bahia, o queniano venceu a prova de corrida (6 km) com o tempo de 17’06”. Em segundo lugar chegou o atleta Bradesco Seguros Damião Ancelmo de Souza, com o tempo de 17’23”. Damião já havia subido ao pódio na etapa Goiânia, quando conquistou o terceiro lugar. Com apenas três segundos de diferença, o também atleta Bradesco Seguros Leandro Prates conquistou a terceira colocação na etapa baiana.
“É muito bom ver tanta gente participando do Circuito da Longevidade, em busca de saúde e qualidade de vida”, ressalta Prates, que é da cidade de Itabuna-BA e disputa uma vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Completaram o pódio o atleta Bradesco Seguros Cosme Ancelmo de Souza (17’31”) e Jose Marcio Leão da Silva (17’34”). Entre as mulheres, a vencedora foi Failuna Abdi Matanga, com o tempo de 20’01”. A segunda colocada foi a atleta Marily dos Santos, com 20’52’’. Completaram o pódio a atleta Bradesco Seguros Adriana Cristina Silva de Luz (21’08”), Rebeca Rodrigues Costa (21’48”) e Miriam Franco de Silva (22’10”).
Após a corrida, saiu o grupo da caminhada, com participantes vindos de diversos municípios da região, que percorreu 3 km no Jardim de Alah. Ao todo, mais de 4 mil pessoas participaram da etapa Salvador do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. A dupla de mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, marcou presença no evento, acompanhada de Ginga, do Time Brasil. Vinicius e Tom estão presentes no uniforme de participação do evento, reforçando que a marca Bradesco Seguros é a seguradora oficial e patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Para os inscritos, foram oferecidos teste de pisada, avaliação física, massagem e bicicletário. Por meio de um equipamento de última geração, os interessados tiveram acesso a uma série de dados sobre sua condição física e receberam orientações de profissionais especializados para potencializar o treino e ganhar mais qualidade de vida. Já no teste da pisada, os participantes foram orientados a utilizar o tênis mais adequado ao seu passo. Todas as etapas do Circuito da Longevidade contam, também, com um bicicletário especial do Movimento Conviva, uma iniciativa do Grupo Bradesco Seguros para incentivar a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres.
Este foi o sexto ano consecutivo que Salvador recebeu o Circuito da Longevidade, criado em 2007 com o objetivo de sensibilizar o público para a prática de atividade física como um dos pilares para a conquista da longevidade com saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Circuito da Longevidade é promovido pelo Grupo Bradesco Seguros na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Desde a primeira edição, o evento já foi realizado em 19 cidades, reunindo mais de 350 mil inscritos.
ESPORTE COM RESPONSABILIDADE SOCIAL
O valor equivalente ao da renda obtida com as inscrições – R$ 10 para a caminhada, em todas as faixas etárias, e de R$ 20 e R$ 10 para a corrida, nas categorias até 49 anos e acima, respectivamente – será destinado a uma entidade indicada pela prefeitura de Salvador. A ação se repete em todas as cidades onde o Circuito da Longevidade é realizado e tem como objetivo canalizar recursos para projetos que privilegiem a inclusão e o atendimento de pessoas carentes. Desde que foi criado, mais de R$ 2,6 milhões já foram distribuídos.
LONGEVOS SÃO HOMENAGEADOS NO PALCO
Os mais longevos da corrida e da caminhada receberam troféus e homenagens no palco. Aloisio Souza Pimentel, de 82 anos, foi o mais longevo da etapa Salvador do Circuito da Longevidade a completar os 6 km da prova de corrida. Na caminhada, os mais longevos foram Ivonete de Souza Andrade, de 74 anos, e Raimundo Alves da Glória, de 81 anos. A manhã no Jardim de Alah foi animada com aula de zumba fitness e ritmos variados.
CORRIDA E CAMINHADA – CIRCUITO DA LONGEVIDADE
A prova de corrida tem caráter competitivo, com participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros, além de amadores e iniciantes. Os cinco primeiros colocados, nos pelotões masculino e feminino, recebem R$ 23 mil em prêmios, divididos da seguinte forma: R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar), R$ 2 mil (3º lugar), R$ 1 mil (4º lugar) e R$ 500 (5º lugar), livres de impostos, além de troféus e medalhas. Desde o início do projeto, foram pagos R$ 2,1 milhões em premiações.
Já a caminhada tem foco maior naqueles que não praticam exercício físico com regularidade, com a presença de participantes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. O objetivo é estimular os que caminharam para que, em uma próxima oportunidade, possam participar correndo. Os mais longevos têm destaque especial. Eles são homenageados, no pódio, com troféus e medalhas. Com essa ação, o Grupo Bradesco Seguros dá visibilidade aos longevos que, por meio do exercício físico, conquistaram uma vida saudável.
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