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Oficinas gratuitas capacitarão pescadores e marisqueiras das comunidades de Ilha de Maré

Formar multiplicadores em defesa da pesca artesanal é o objetivo da oficina gratuita que será oferecida a pescadores e marisqueiras das comunidades de Ilha de Maré. O treinamento integra o Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu, e tem parceria com Instituto Maré Global (IMG) nesta ação. Segundo Karina Martins, diretora do Instituto, a capacitação visa aumentar o conhecimento sobre legislação e questões socioambientais ligadas a pesca artesanal, por meio de oficinas itinerantes na região.

A primeira oficina, que acontece nesta sexta-feira, dia 18/03, na comunidade de Praia Grande, será ministrada Milton Sales de Santana, “Seu Naná”, pescador e Coordenador Geral da Oficina de Multiplicadores. Ao todo, serão realizadas cinco oficinas entre os meses de março a julho, em diferentes comunidades, com a meta de capacitar 50 pescadores e marisqueiras. A programação também será divulgada com antecedência nas comunidades vizinhas aos locais onde acontecerão as aulas.

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Capitania dos Portos da Bahia realiza 44ª Regata de Saveiros João das Botas

Um colorido diferente tomará conta do mar da Baía de Todos-os-Santos neste domingo, dia 28, com a realização da 44ª Regata de Saveiros João das Botas, na praia do Porto da Barra, a partir das 13h. O evento, que é realizado pelo Comando do 2º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com patrocínio da Braskem, já se tornou a mais importante competição de saveiros regionais à vela do Norte e Nordeste. Serão doze categorias participantes, como: saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200 a R$ 700. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador – Tel.: 71 3507-3777).

Antes da competição, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas com foco no meio ambiente. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a Regata João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História – A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros.

Serviço:

O que: 44ª Regata João das Botas;

Data: 28 de janeiro (domingo);

Horário: Largada a partir das 13h;

Largada: Praia do Porto da Barra.

Instituto Baiano de Direito Imobiliário debate usucapião e PDDU de Salavdor
Instituto Baiano de Direito Imobiliário debate usucapião e PDDU de Salavdor

Discutir propostas de regulamentação do setor imobiliário e soluções para problemas relacionados a este segmento no estado. Esse é o objetivo do recém criado Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), que reúne registradores de imóveis, tabeliãs, procuradores, membros do Tribunal de Justiça, advogados, professores e estudantes da área de Direito Imobiliário. “O IBDI busca apresentar, sob um ponto de vista jurídico, opiniões técnicas para o embasamento da regulação da propriedade e de empreendimentos imobiliários no Brasil, com especial atenção para o que ocorre no âmbito do Estado da Bahia”, explica o advogado Bernardo Giesta Romano, presidente do IBDI.

O Instituto foi apresentado ao plenário do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB-BA), em reunião realizada na última sexta-feira (dia 20/02). As atividades do instituto, que já se iniciam nos dias 24 e 25/02, às 19h30, ocorrem no âmbito das Comissões Permanentes de Direito Registral e Urbanístico. Estes grupos de trabalho dividem-se com intuito de gerar pesquisa, debate e encaminhamento de soluções dirigidas ao mercado imobiliário em geral e ao Poder Público.

Inicialmente, será discutido o usucapião extrajudicial do Novo Código de Processo Civil (NCPC) e do Projeto de Lei (PL), que está em debate sobre o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador. As reuniões ocorrerão na sala 11, do prédio anexo a Faculdade Baiana de Direito, na Rua Visconde de Itaborahy, nº 989, Amaralina. Os interessados em participarem dos grupos podem se inscrever pelo e-mail acadêmico@ibdi-ba.com.br.

 

Serviço:

Evento: Direito Registral – Grupo de trabalho: Usucapião Extrajudicial;

Quando: Dia 24/02 (quarta-feira), às 19h30;

Coordenação: Dr. Fernando Mario Pires Daltro Júnior.

Vagas limitadas.


Evento: Direto Urbanístico – Grupo de trabalho: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PLE 396/2015);

Quando: Dia 25/02 (Quinta-0feira), às 19h30;

Coordenação: Dra. Silvana Cedraz.

Vagas limitadas.

Fenapro e Sinapro-Bahia lançam os 10 mandamentos da Propaganda

Ressaltar as características e os benefícios proporcionados pela publicidade. Esses são os principais objetivos do Decálogo da Propaganda, lançado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia). “Buscamos com essa iniciativa, salientar os aspectos positivos da propaganda, enumerando os 10 pontos fundamentais para o entendimento das características da nossa atividade e dos seus benefícios para a economia, principalmente neste momento de instabilidade e para sociedade em geral”, explica Laura Passos, presidente do Sinapro-Bahia. A divulgação do Decálogo da Propaganda inclui ação nas redes sociais e nos portais da Federação e do Sindicato (www.fenapro.org.br e www.sinaprobahia.com.br), além de envio de e-mail marketing e anúncio nos jornais impressos. As peças publicitárias foram produzidas pela Agência Rino Com.

Eco Parque Sauipe - Foto: Ulisses Dumas l Ag. BAPress- IMG_3704
Último fim de semana do Verão Eco Parque Sauípe 2016

Termina neste domingo, 14/02, a segunda edição do Verão Eco Parque Sauípe. O projeto do Instituto Fábrica de Florestas, patrocinado pela Braskem e Cetrel – Odebrecht Ambiental, promove de sexta a domingo, das 9h às 16h, atividades recreativas como parede de escalada, tirolesa, passeios de caiaque, falsa baiana e aluguel de bicicletas. Entre as novidades deste ano do Verão Eco Parque Sauípe estão um viveiro dormitório das aves, o núcleo de abelhas nativas, além de um redário, espaço onde os visitantes podem deitar em redes para relaxar. Além disso, o público pode conhecer a Estação Ambiental Braskem e o Museu de História Natural Cetrel, com os Núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais.

Situado no município de Mata de São João, a 77 km de Salvador, o Eco Parque Sauípe tem uma área de 66 hectares com lagoas, nascentes, variedade de árvores, diversas espécies de animais nativos, como o jacaré de papo amarelo e macaco prego, e diferentes trilhas ecológicas. Na parte gastronômica o visitante pode experimentar o beiju de tapioca feito pela comunidade, na casa de farinha.

A taxa de visitação ao Parque (contribuição ecológica de manutenção do espaço) é de R$12 por pessoa. O interessado em conhecer tem ainda a opção de adquirir o combo no valor de R$50, que dá direito a entrada e a realização de quatro atividades. O acesso é gratuito para crianças até cinco anos de idade. Os ingressos podem ser adquiridos no local e o pagamento pode ser realizado em dinheiro ou cartões de crédito. Mais informações pelos telefones: (71) 98126-6811 e 99252-3302 ou pelo e-mail: vep@fabricadeflorestas.org.br.

(Foto: Vaner Casaes / AG. BA Press)
(Foto: Vaner Casaes / AG. BA Press)

Serviço:

Evento: Verão Eco Parque Sauípe

Período: Até 14 de fevereiro de 2016

Funcionamento: de sexta a domingo, das 9h às 16h

Local: Eco Parque Sauípe (Estrada Rural Sauípe a Entre Rios, KM 01, S/N, Sauípe – Mata de São João-BA).

Ingresso: Preço único de R$ 12 ou Combo de R$ 50 (entrada + 04 atividades). Crianças até cinco anos não pagam a entrada.

Atividades pagas: parede de escalada e falsa baiana (necessário ter altura mínima de 1,20 m), tirolesa e passeio de caiaque (R$ 10 cada).

Capacidade: 250 pessoas.

Estacionamento: Gratuito

Informações: (71) 98126-6811 / 99252-3302

Verão Eco Parque Sauípe é opção de lazer no Carnaval

Para quem quer fugir do agito nos circuitos do Carnaval, uma boa opção de lazer para toda a família é visitar o Eco Parque Sauípe, situado no município de Mata de São João, a 77 km de Salvador. De sexta a domingo, das 9h às 16h, até o dia 14 de fevereiro, acontece no local a segunda edição do Verão Eco Parque Sauípe. O projeto do Instituto Fábrica de Florestas e patrocinado pela Braskem e Cetrel – Odebrecht Ambiental, que promove atividades recreativas como parede de escalada, tirolesa, passeios de caiaque, falsa baiana e aluguel de bicicletas.

Este ano, entre as novidades estão um aviário, o núcleo de bonsai e abelhas nativas, além de um redário, espaço onde os visitantes poderão deitar em redes para relaxar e estacionamento gratuito para os frequentadores. Os visitantes podem ainda conhecer a Estação Ambiental Braskem e o Museu de História Natural Cetrel, com os Núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais.

A taxa de visitação ao Parque (contribuição ecológica de manutenção do espaço) é de R$12 por pessoa. O visitante tem ainda a opção de adquirir o combo com uma entrada e a realização de quatro atividades por R$ 50. O acesso é gratuito para crianças até cinco anos de idade. Os ingressos podem ser adquiridos no local e o pagamento pode ser realizado em dinheiro e cartões de crédito. Mais informações pelos telefones: (71) 98126-6811 e 98117-3656 ou pelo e-mail: vep@fabricadeflorestas.org.br.

Eco Parque Sauípe – Criado em 1998, com o objetivo de estimular a conservação dos ecossistemas e fomentar a educação ambiental, o Eco Parque Sauípe protege uma área de 66 hectares na região de transição de dois ecossistemas do bioma Mata Atlântica (a floresta e a restinga), além de fornecer mudas de plantas nativas utilizadas no reflorestamento do Litoral Norte da Bahia. O local tem ainda lagoas, nascentes, variedade de árvores, diversas espécies de animais nativos, como o jacaré de papo amarelo e macaco prego, e diferentes trilhas ecológicas. Na parte gastronômica o visitante pode experimentar o beiju de tapioca feito pela comunidade, na casa de farinha.

 
Serviço:
Evento: Verão Eco Parque Sauípe
Período: Até 14 de fevereiro de 2016
Funcionamento: de sexta a domingo, das 9h às 16h
Local: Eco Parque Sauípe (Estrada Rural Sauípe a Entre Rios, KM 01, S/N, Sauípe – Mata de São João-BA).
Ingresso: Preço único de R$ 12 ou Combo de R$ 50 (entrada + 04 atividades). Crianças até cinco anos não pagam a entrada.
Atividades pagas: parede de escalada e falsa baiana (necessário ter altura mínima de 1,20 m), tirolesa e passeios de caiaque (R$ 10 cada).
Capacidade: 250 pessoas.
Estacionamento: Gratuito
Informações: 71 98126-6811 / 98117-3656

Sinapro-Bahia faz homenagem ao Dia do Publicitário

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O que a gente cria, movimenta a economia. Esse é o slogan do anúncio lançado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), para marcar o Dia do Publicitário, comemorado nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. A peça, que foi criada pela agência está sendo veiculada nos três principais jornais de Salvador e nas redes sociais da entidade. “Nosso objetivo com essa peça é destacar a relevância da atividade do publicitário, principalmente nos momentos de crise, quando é importante cativar os clientes”, explica Laura Passos, presidente do Sinapro-Bahia.