Ribeira: passado, presente e futuro

Capa da grande reportagem televisiva Ribeira: passado, presente e futuro

Os alunos Avany Barreto, Polyana Bittencourt e Rafael Veloso apresentam na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 14h30, no Centro Universitário da Bahia – FIB, o Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de bacharél em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Instituição.
O trabalho trata-se de uma grande reportagem televisiva intitulada Ribeira: passado, presente e futuro, que aborda a história do bairro da Ribeira, situado na Península Itapagipana, na Cidade Baixa, em Salvador – Bahia. A região era conhecida como local de veraneio, no século XVIII. Um dos poucos bairros, onde moradores, ainda hoje, conservam o hábito de colocar cadeiras nas portas das casas no final da tarde para apreciar a paisagem. Além do resgate histórico, a grande reportagem apresenta os problemas de infra-estrutura e conflitos enfrentados, atualmente, entre moradores, barraqueiros e frequentadores do bairro, além dos desafios para o futuro da Ribeira.
A partir dos depoimentos de quem morou e de quem ainda mora no bairro, são reveladas as diferentes fases pelas quais passou, os aspectos econômicos, culturais e as peculiaridades de hábitos de vida que tornam a localidade bucólica, tal como uma cidadezinha do interior.